logo RCN

Alimentação saudável nas escolas: Nutricionistas e merendeiras recebem capacitação

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Cerca de 500 profissionais participam de treinamento promovido pela empresa Sepat

Antes do retorno às aulas, aproximadamente 500 nutricionistas e cozinheiras contratadas pela empresa Sepat, vencedora da concorrência para o fornecimento de alimentação em 165 Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil de Joinville, passaram por uma capacitação intensiva.

O diretor executivo da Secretaria de Educação, Felipe Hardt, destaca a importância desse treinamento prévio: "O treinamento e capacitação das equipes responsáveis pela alimentação escolar é uma prática de longa data na Rede Municipal de Ensino de Joinville. Os treinamentos, atualmente, são realizados pela empresa contratada em alinhamento com as equipes de nutricionistas e de fiscalização da Secretaria de Educação para que o resultado seja uma ótima alimentação nas unidades escolares."

Além do treinamento oferecido aos profissionais contratados pela Sepat, a Secretaria de Educação também está capacitando seus servidores efetivos envolvidos no acompanhamento da alimentação escolar, visando garantir a qualidade e segurança alimentar nas instituições de ensino.

Henriana Lepeltier, diretora de Operações da Sepat, enfatiza os pontos abordados durante o treinamento: "Os profissionais foram instruídos quanto às boas práticas de manipulação de alimentos, projetos de educação nutricional, atendimentos específicos aos casos de restrições alimentares, processos de segurança no trabalho e atendimento ao cliente. Nosso objetivo é garantir um serviço de excelência."

Com uma média de 54,6 mil refeições servidas por dia, além de 916 dietas especiais, a equipe da Sepat desempenha um papel fundamental na alimentação dos estudantes joinvilenses. A diretora Henriana ressalta a importância do treinamento semestral para aprimorar o trabalho realizado.

O atendimento nas escolas e CEIs municipais é supervisionado por 45 nutricionistas, que trabalham diretamente no acompanhamento, treinamento e desenvolvimento das cozinheiras. Elas também são responsáveis pela validação dos cardápios, garantia da qualidade dos insumos e implementação de boas práticas. Além disso, em parceria com os alunos, a Sepat promove um Programa de Educação Nutricional, incluindo atividades lúdicas para promover uma alimentação saudável.

Ano letivo de 2024 inicia com entusiasmo na Rede Municipal de Ensino Anterior

Ano letivo de 2024 inicia com entusiasmo na Rede Municipal de Ensino

Joinville acende alerta laranja para Dengue Próximo

Joinville acende alerta laranja para Dengue

Deixe seu comentário