logo RCN
Notícias

7 de setembro - Dia Internacional do Ar Limpo para um céu azul

  • Climatempo -

ONU e OMS alertam para necessidade de reduzir a base a no ar e no solo. O dia 7 de setembro é o Dia Internacional do Ar Limpo para um céu azul. * Uma análise lançada pelas Nações Unidas revela que um terço dos países do globo não possui padrões de qualidade do ar ambiente, exigidos por lei. E pelo menos 31% das nações que podem adotar esses padrões ainda não o fizeram.As regras são do estudo "Regulação da qualidade do ar: primeira avaliação global sobre a legislação da legislação do ar", lançada em 2 de setembro de 2021.

Tratado

O alerta partiu do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, e da Organização Mundial da Saúde, OMS, às vésperas do Dia Internacional do Ar Limpo, marcado neste dia 7 de setembro.

Uma pesquisa examinou legislações de qualidade do ar em 194 países e na União Europeia. Segundo o Pnuma, o relatório traz informações para um modelo robusto de governança da qualidade para qualquer legislação nacional e propõe um tratado internacional sobre padrões de qualidade do ambiente.

A OMS afirma que uma sustância do ar é o maior risco para a saúde ambiental. A agência estima que 92% da população mundial habita em áreas onde um superou os limites de segurança.As maiores são mulheres e crianças terceira idade, em países de baixa renda. 

Ameaça

Na análise, a OMS diz que não existe um alinhamento global e enquadramento jurídico sobre qualidade do ar. E até países que adotam esses parâmetros têm dificuldades de comparar implementações.

Para 49% das nações, uma população é uma ameaça externa, e os padrões de qualidade variam de acordo com países e regiões.Apenas 33% das normas impõe obrigações para cumprimento dos padrões exigidos por lei.Essa fiscalização é crucial, mas não é exigida por lei em pelo menos 37% dos países. E quando o tema é consagrado do ar beijiriça, apenas 31% dos países instrumentos legais para enfrentá-la.

Agenda 2030

O Pnuma lembra que o direito a um ambiente saudável, incluindo ar puro, existe antes da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de saúde, energia limpa e acessível, cidades sustentáveis, produção responsável e vida na terra.

Novo cangaço desafia plano de unidades especiais da polícia no interior de SP Anterior

Novo cangaço desafia plano de unidades especiais da polícia no interior de SP

Após depoimento à PF, Zambelli diz que dia 7 vai à Paulista Próximo

Após depoimento à PF, Zambelli diz que dia 7 vai à Paulista

Deixe seu comentário