logo RCN

Tempo chuvoso continua, com riscos para temporais

  • Foto: Internet / Reprodução -

Defesa Civil alerta para chuvas intensas, alagamentos e deslizamentos em todo o estado nos próximos dias

Santa Catarina deve continuar se preparando para enfrentar um período de clima chuvoso, com a possibilidade de fortes temporais e riscos iminentes de alagamentos e deslizamentos. De acordo com a previsão do tempo da Defesa Civil de Santa Catarina, as condições climáticas adversas persistirão nos próximos dias, mantendo a população em estado de alerta.

A segunda-feira (16), reserva chuvas intensas em todo o estado, com riscos moderados a altos de ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, e chuvas pontualmente intensas. Durante a manhã, as temperaturas poderão variar entre 10°C e 15°C nas áreas mais elevadas do estado, contrastando com máximas que superam os 30°C no Extremo Oeste, enquanto variam entre 22°C e 26°C no Litoral e Vale do Itajaí.

Entre segunda e terça-feira, as regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste podem enfrentar uma média de 80 a 150 mm de chuvas, enquanto no Planalto Norte, Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí, a expectativa é de 70 a 100 mm em média. Nas demais regiões, como a Grande Florianópolis, Litoral Sul e Baixo Vale do Itajaí, os totais devem variar entre 40 e 70 mm.

Na terça-feira (17), uma frente fria próxima à costa de Santa Catarina intensificará as instabilidades na atmosfera, aumentando o risco de temporais e contribuindo para chuvas intensas ao longo do dia, principalmente nas áreas do Grande Oeste e Planalto Norte. Os riscos se mantêm moderados para ocorrências associadas a temporais e moderados a altos para ocorrências relacionadas a chuvas fortes, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações. As temperaturas máximas oscilarão entre 20°C e 24°C, do Extremo Oeste aos planaltos.

Já na quarta-feira (18), as instabilidades começarão a enfraquecer, mas ainda haverá chuva fraca em todas as regiões. Porém, na quinta-feira (19), novas áreas de instabilidade poderão trazer novamente a possibilidade de temporais e chuvas intensas no Grande Oeste catarinense, mantendo a população em alerta.

A Defesa Civil de Santa Catarina continua monitorando a situação de perto e recomenda que os moradores estejam atentos aos alertas e tomem as medidas necessárias para garantir a segurança de suas famílias e propriedades durante esse período de clima adverso.

Semana Lixo Zero tem mais de 150 atrações gratuitas pela cidade Anterior

Semana Lixo Zero tem mais de 150 atrações gratuitas pela cidade

Saúde mental é principal problema para os professores, aponta pesquisa Próximo

Saúde mental é principal problema para os professores, aponta pesquisa

Deixe seu comentário