logo RCN

Setor cervejeiro no Brasil cresceu 12% em 2022

  • Foto: BBC / Reprodução -

O país conta com mais de 1.700 cervejarias registradas, com destaque para São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

O anuário da cerveja, divulgado pelo Ministério da Agricultura, revelou que o setor cervejeiro brasileiro teve um crescimento significativo de quase 12% no ano passado. O Brasil, ocupando o terceiro lugar no ranking mundial, fica atrás apenas da China e dos Estados Unidos como o terceiro maior produtor de cerveja no mundo. O país conta com mais de 1.700 cervejarias registradas, sendo a maioria delas localizadas no estado de São Paulo. Em seguida, temos o Rio Grande do Sul e Minas Gerais como importantes polos de produção.

No que diz respeito às cidades, São Paulo mantém sua liderança, abrigando a maior quantidade de estabelecimentos cervejeiros, seguida por Porto Alegre e Curitiba. Já quando olhamos para além das capitais, Nova Lima, em Minas Gerais, ocupa o primeiro lugar com folga, demonstrando a força da indústria cervejeira fora dos grandes centros urbanos.

Vale ressaltar que a indústria cervejeira vai muito além da apreciação da bebida em si. O relatório mostrou que o setor teve um impacto significativo na economia do país. No ano passado, foram criadas mais de 42 mil vagas de emprego diretas, sendo que quase 60% delas estavam concentradas na região Sudeste do Brasil. Além disso, ao longo do mesmo período, a cadeia produtiva da cerveja contribuiu com mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos, além de representar 2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Olhando para as projeções futuras, estima-se que neste ano sejam vendidos cerca de 16 bilhões de litros de cerveja, um aumento de 5% em relação a 2022. Esse volume de consumo supera até mesmo a quantidade de refrigerantes consumidos no ano passado, que totalizou 14 bilhões de litros.

O setor cervejeiro continua mostrando sua força e seu potencial para impulsionar a economia brasileira, além de ser um elemento cultural e de sociabilidade presente na vida dos brasileiros. A diversidade de estilos, a qualidade dos produtos e a paixão dos cervejeiros e apreciadores contribuem para fortalecer esse mercado em constante expansão.


Ventos fortes em Joinville: quedas de árvores e casas destelhadas Anterior

Ventos fortes em Joinville: quedas de árvores e casas destelhadas

Emmy 2023: confira a lista de indicados Próximo

Emmy 2023: confira a lista de indicados

Deixe seu comentário