logo RCN

Secretário da Saúde de SC participa do 34º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do RS

  • Foto: Divulgação Cosems RS -

O secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Diogo Demarchi, representou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) no 34º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, realizado de 6 a 8 de agosto, em Gramado. A edição deste ano tem como tema “SUS que Cuida, Gestão que Reconstrói: Novos Caminhos para um Rio Grande que Refloresce!”.

Durante seu discurso, o gestor Estadual, e também vice-presidente do Conass da região Sul, destacou a solidariedade entre os estados e a importância da cooperação em momentos de crise.
“O Rio Grande do Sul é resiliente. Como vizinhos, agradeço pela parceria, especialmente nos períodos mais difíceis. No ano passado, tentamos colaborar ao máximo como Santa Catarina, e também fomos acolhidos recentemente, como no episódio da queda do balão em Praia Grande. A região Sul ajuda e acolhe a todos. Somos todos irmãos e é com essa união que construiremos um SUS cada vez melhor”, ressaltou o secretário Diogo Demarchi.

Considerado como o principal evento anual da saúde pública gaúcha, a iniciativa promove um espaço de escuta, troca de experiências e fortalecimento das redes de atenção, especialmente após a maior tragédia climática da história do estado, as enchentes de 2024. A programação inclui debates sobre estratégias de resposta às emergências ambientais, práticas voltadas ao cuidado humano, além de assuntos como financiamento e inovações na gestão pública. A expectativa é reunir cerca de 2 mil participantes, entre secretários municipais, assessores, técnicos de gestão e profissionais das áreas técnica e administrativa da saúde.

Santa Catarina em apoio ao RS

De acordo com levantamento do COSEMS/RS, as enchentes de 2024 atingiram 436 unidades de atenção primária, 129 serviços de média e alta complexidade e 32 sedes administrativas em todo do Rio Grande do Sul. Diante da situação, o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, prestou apoio ao estado vizinho com a doação de medicamentos, auxílio no transporte e recebimento de pacientes para tratamentos, como hemodiálise.

Revisões e inspeções: como são prevenidas emergências na rede de gás natural da SCGÁS Anterior

Revisões e inspeções: como são prevenidas emergências na rede de gás natural da SCGÁS

Frio intenso chega a Joinville a partir desta sexta-feira Próximo

Frio intenso chega a Joinville a partir desta sexta-feira

Deixe seu comentário