logo RCN

Relíquia de São Francisco Xavier é entregue à Diocese de Joinville

  • Foto: Diocese de Joinville / Divulgação -

Relíquia foi entregue na última terça-feira

Na terça-feira passada (8), um evento significativo marcou a Diocese de Joinville, trazendo um pedaço da história da Igreja Católica diretamente do Vaticano. A Diocese teve a honra de receber das mãos do padre Jesuíta, Ednardo Serafim, uma relíquia de São Francisco Xavier, que é não apenas o padroeiro da Catedral, mas também da própria diocese.

Originária da sede da Igreja Católica Romana, a relíquia é um fragmento do barrete que São Francisco Xavier utilizava. O pequeno objeto ganhou ainda mais significado por ter sido parte do seu corpo quando este foi exumado em 1956. Para atestar a autenticidade da relíquia, um certificado foi entregue juntamente com ela.

O processo para trazer a relíquia até Joinville foi conduzido com cuidado e reverência. Um pedido foi feito ao padre Pascual Cebollada, SJ, que atua como postulador da Companhia de Jesus junto ao Dicastério para as Causas dos Santos, no Vaticano. A resposta veio na forma da relíquia, com a instrução de que ela fosse entregue diretamente nas mãos da Diocese de Joinville.

O padre Ednardo, responsável por receber a relíquia, destacou o profundo significado por trás desse gesto. Ele ressaltou que essa relíquia representa o dinamismo missionário de São Francisco Xavier, simbolizando a conexão com o passado. "A relíquia possui esse significado: é um sinal que nos aproximam daquela pessoa que a usou, e nesse caso, nos aproximamos de São Francisco Xavier, que utilizou o barrete do qual foi retirado este fragmento, e que o levava consigo com um grande ardor missionário", compartilhou o padre Ednardo.

A relíquia, em questão, é um fragmento do barrete, uma espécie de "chapéu" que era frequentemente usado por padres jesuítas no passado. Com seu formato quadrangular e um pompom no topo, o barrete tinha o propósito de indicar a autoridade do clérigo em situações e celebrações específicas.

41º Festival de Dança de Joinville tem data definida Anterior

41º Festival de Dança de Joinville tem data definida

Museu de Arte de Joinville abre nova exposição Próximo

Museu de Arte de Joinville abre nova exposição

Deixe seu comentário