Programa Cultivando o Saber capacita produtores rurais e fortalece a economia no campo em Joinville

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Iniciativa da Prefeitura de Joinville, em parceria com o Senar, oferece cursos gratuitos que impulsionam a renda e qualificam produtores rurais do município

Levar conhecimento ao produtor rural, fortalecer os negócios no campo e melhorar a renda das famílias. Esse é o objetivo do programa Cultivando o Saber, desenvolvido pela Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joinville, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Santa Catarina (Senar).

Por meio da iniciativa, a Prefeitura de Joinville oferece cursos gratuitos voltados aos produtores rurais do município, com capacitações que abrangem diferentes áreas de atuação. Combinando conteúdos teóricos e aulas práticas, os cursos permitem tanto o aprimoramento de atividades já desenvolvidas quanto a aprendizagem de novas técnicas aplicáveis de forma imediata nas propriedades.

Somente em 2025, a UDR realizou 122 cursos, totalizando 2.528 horas de aulas ministradas e 1.098 alunos formados. As capacitações contemplaram temas ligados às áreas de administração rural, agricultura, pecuária, produção de alimentos, manutenção de máquinas e equipamentos, artesanato, higiene e saúde, entre outros.

Segundo o diretor da Unidade de Desenvolvimento Rural, Luiz Carlos da Maia, os cursos são planejados de forma conjunta com o Senar, a partir das demandas apresentadas pelos próprios produtores e pelas cadeias produtivas locais. “Nosso objetivo é focar na melhoria da propriedade rural. Ao melhorar a renda da cadeia produtiva, promovemos mais desenvolvimento econômico para o município. A UDR foi criada nos anos 1960 com a missão de levar conhecimento ao produtor rural e seguimos mantendo essa tradição, com cada vez mais produtores capacitados”, destaca.


Capacitação que gera oportunidades e impulsiona negócios

Um exemplo do impacto do programa é o Café Rural Família Roos, referência há 25 anos no bairro Vila Nova. O empreendimento surgiu na propriedade da família, fundada por Wilfriedo Roos e sua esposa, Sueli Roos, que até hoje acompanha de perto a produção das delícias coloniais servidas no tradicional café colonial aos finais de semana.

Dona Sueli iniciou a atividade produzindo pães caseiros, vendidos na própria residência e em feiras da região. Com o tempo, passou a produzir geleias artesanais com frutas colhidas no pomar da família, como jabuticaba, tangerina, goiaba, laranja, figo, ameixa-do-pará, grumixama e araçá-vermelho.

O crescimento da produção motivou a empreendedora a buscar capacitação. Ao longo dos anos, os cursos oferecidos pela UDR acompanharam a evolução profissional da família e do negócio. “Comecei com o curso de geleias e me apaixonei pelas cores. Depois veio o curso de panificação, onde tudo começou. Tivemos que adequar tudo às normas, com janelas, portas e estrutura adequada. Foram muitos cursos e, como sempre digo, aprender não ocupa lugar”, relata.

Além das receitas, os cursos trouxeram conhecimentos importantes sobre gestão. “Aprendemos a calcular custos, desde o valor da embalagem até o gás e os ingredientes. Isso foi fundamental para o nosso crescimento. Eu me casei jovem e tinha vontade de aprender. Foi assim que conseguimos dar estudo para os filhos e crescer dentro da nossa propriedade”, afirma Sueli.

Atualmente, o Café Rural Família Roos funciona aos sábados e domingos ou mediante reserva, oferecendo cerca de 80 tipos de bolos e tortas, além de pães, doces, salgados, frios, geleias e produtos artesanais. Outras propriedades com atividades de lazer, gastronomia e turismo rural podem ser encontradas no site do Turismo Rural de Joinville.


Inscrições abertas para novos cursos

Os produtores rurais interessados em iniciar 2026 com novos conhecimentos já podem se inscrever nos cursos gratuitos que a Unidade de Desenvolvimento Rural promove no mês de fevereiro. As capacitações oferecem certificado e são destinadas a pessoas com 18 anos ou mais, que residam ou trabalhem na área rural de Joinville.

As aulas ocorrem das 8h às 17h, com intervalo de uma hora para o almoço. As inscrições podem ser feitas por telefone, com Marisa, pelo número (47) 99944-8654, ou com Daniela, pelo (47) 99140-9952.


Confira a programação dos cursos para fevereiro:

Inseminação artificial em bovinos
Data: 2 a 5 de fevereiro (segunda a quinta-feira)
Data: 10 a 13 de fevereiro (segunda a quinta-feira)
Data: 23 a 26 de fevereiro (segunda a quinta-feira)
Local: Fazenda Chaparral
Endereço: Estrada Alvino Souza do Nascimento (Ribeirão do Cubatão), 4520

Boas práticas em manipulação de alimentos
Data: 5 e 6 de fevereiro (quinta e sexta-feira)
Local: Unidade de Desenvolvimento Rural
Endereço: SC 418 Km 0,3 Pirabeiraba

Bordado com Patchcolagem
Data: 18 a 20 de fevereiro (quarta a sexta feira)
Local: Unidade de Desenvolvimento Rural
Endereço: SC 418 Km 0,3 Pirabeiraba

Casqueamento e ferrageamento de equídeos
Data: 23 e 24 de fevereiro (segunda e terça-feira)
Data: 25 e 26 de fevereiro (quarta e quinta-feira)
Local: Unidade de Desenvolvimento Rural/UDR
Endereço: SC 418 Km 0,3 Pirabeiraba

Príncipes do Samba leva ancestralidade e tradição à avenida como maior campeã do Carnaval de Joinville Anterior

Príncipes do Samba leva ancestralidade e tradição à avenida como maior campeã do Carnaval de Joinville

Tour noturno gratuito no Cemitério do Imigrante convida público a reviver a história de Joinville Próximo

Tour noturno gratuito no Cemitério do Imigrante convida público a reviver a história de Joinville

Deixe seu comentário