logo RCN

Problemas na coluna lideram afastamentos do trabalho em 2023

  • Foto: Divulgação -

Três das dez principais causas de afastamento estão relacionadas à coluna vertebral, entre elas a hérnia de disco e a lombalgia

Um levantamento recente do Ministério da Previdência Social revelou que, no último ano, mais de 2,5 milhões de brasileiros foram afastados do trabalho por motivos de saúde, com a hérnia de disco lombar sendo a principal causa, seguida pela lombalgia. Outras hérnias de disco, na cervical e coluna torácica, aparecem em quinto lugar no ranking.

Segundo o médico ortopedista especialista em cirurgia da coluna, Dr. Antônio Krieger, esta tendência é alarmente, e reforça como é importante que a população esteja atenta aos sintomas e práticas que evitem essas lesões.

"Embora fatores genéticos desempenhem um papel relevante, as condições também estão fortemente ligadas a práticas laborais inadequadas, falta de ergonomia e exposição a cargas excessivas", diz o cirurgião. "A prática regular de exercícios, o fortalecimento dos músculos do core, uma dieta equilibrada e evitar o tabagismo são estratégias eficazes para prevenir o problema," afirma Krieger.

De acordo com os dados do Ministério da Previdência Social, a hérnia de disco lombar causou a maior quantidade de benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) concedidos no Brasil no ano passado com 51.453 afastamentos. Logo em seguida, em segundo lugar, está a dor lombar (lombalgia) com 46.964 casos e a degeneração discal em 5º lugar, com mais de 37 mil trabalhadores listados.

Imagem galeria
Vindima é época de novas descobertas no Vale dos Vinhedos Anterior

Vindima é época de novas descobertas no Vale dos Vinhedos

Com novos palcos, 19ª edição do Femusc aguarda 30 mil pessoas Próximo

Com novos palcos, 19ª edição do Femusc aguarda 30 mil pessoas

Deixe seu comentário