Última semana de 2025 começa com temporais e risco elevado de transtornos em Santa Catarina |
Onda de calor mantém temperaturas acima de 30°C em Santa Catarina e eleva risco de temporais
-
Foto: Divulgação -
Calor intenso persiste no fim de semana, com máximas que podem chegar a 40°C no Litoral Sul
A onda de calor que atua sobre Santa Catarina segue influenciando o tempo nos próximos dias e mantém as temperaturas elevadas em todas as regiões do Estado. A presença de uma massa de ar quente garante máximas acima dos 30°C ao longo do fim de semana, com destaque para as tardes, embora noites e manhãs também permaneçam abafadas.
No Litoral Norte, na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí, as temperaturas máximas variam entre 35°C e 38°C. Já no Litoral Sul, o calor se intensifica na tarde deste sábado (27), quando os termômetros podem alcançar até 40°C em alguns municípios. No Planalto Sul, as máximas ficam próximas dos 30°C, enquanto no Grande Oeste e no Planalto Norte os valores oscilam entre 30°C e 35°C.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o risco é considerado moderado a alto para problemas relacionados ao desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, especialmente nas áreas mais ao leste do Estado. O alerta segue válido até o final de domingo (28).
Além do calor intenso, a combinação de altas temperaturas e umidade favorece a formação de temporais entre sexta-feira (26) e domingo. Na sexta e no sábado, as instabilidades devem ocorrer de forma mais isolada, principalmente entre o Vale do Itajaí e o Norte catarinense. Já no domingo, as condições para temporais se intensificam em todas as regiões, com maior probabilidade no Oeste, Sul e no litoral.
A previsão indica que o calor continua na segunda-feira (29), porém com temperaturas um pouco mais amenas. Em contrapartida, a instabilidade ganha força, aumentando a chance de temporais mais severos e queda de granizo, sobretudo no Grande Oeste. Nesta época do ano, mudanças bruscas no tempo ao longo da tarde são comuns, o que exige atenção redobrada da população.
Há risco baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos entre sexta-feira e domingo. Diante do cenário, a Defesa Civil recomenda que a população busque abrigo durante os temporais, evite locais próximos a árvores e estruturas instáveis em caso de ventos fortes, não atravesse áreas alagadas e redobre os cuidados com hidratação, especialmente com crianças, idosos e animais de estimação.

Deixe seu comentário