logo RCN

Joinville recebe espetáculos teatrais gratuitos no final de semana

  • Foto: Mauricio Garcias / Divulgação -

Nos dias 2 e 3 de setembro, o grupo O Dromedário Loquaz apresenta "A mulher do general e a outra" e o infantil "O Pequeno Príncipe" no Galpão de Teatro da Ajote

Para comemorar os 42 anos de fundação, o grupo de teatro O Dromedário Loquaz, de Florianópolis, realiza uma turnê por Santa Catarina. Joinville será a primeira cidade a receber os espetáculos. Serão duas peças de teatro serão apresentadas: "A mulher do general e a outra", voltado para o público adulto, e o infanto-juvenil "O Pequeno Príncipe".

A motivação da turnê veio da aceitação do público de Florianópolis. Sulanger Bavaresco, diretora dos espetáculos, diz que a circulação do teatro é a realização de um sonho: "É a realização de um sonho, pois queríamos muito levar os espetáculos para diferentes cidades catarinenses. Estamos numa expectativa de saber como será a recepção do nosso trabalho.".

O espetáculo "O Pequeno Príncipe" aborda o universo lúdico e simbólico na infância através de uma jornada em que se revela o segredo daquilo que é o mais importante na vida. Com cenografia aquareladas e roteiro inspirados no livro homônimo escrito por Antoine de Saint-Exupéry, a apresentação conta com canções originais e uma intensa força poética, além de figurinos primorosos e um elenco talentoso ao interpretar personagens que se conectam com as crianças e o público adulto. Esta é uma remontagem da peça original de 2017.

"A mulher do general e a outra", um espetáculo inédito e com dramaturgia original, foi concebido durante a pandemia, com estudo do texto, criação dos personagens e ensaios on-line. Adaptado a partir da obra homônima de Iur Gomez, dialoga com temas latentes nos últimos anos, ao retratar o domínio do patriarcado em uma cidade interiorana do Brasil no início do século XX. Com dez atores em cena e o pianista que executa ao vivo a trilha sonora, a peça constrói uma relação muito especial com o público. "Para nós foi uma surpresa ver a emoção do público, ver as pessoas chorando, como uma catarse pela história que estamos contando na cena, e também percebemos que tinha algo que precisava ser dito", comenta Sulanger.

As apresentações fazem parte do projeto Circulação Teatral SC através do Programa de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura. Todos os espaços possuem acessibilidade e as apresentações contarão com intérprete de Libras. Os convites serão distribuídos no local de cada evento uma hora antes das apresentações.


Sobre o grupo

O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz completou 42 anos em 2023, possui sede na cidade de Florianópolis/SC, e entre seus fundadores estão o ator Ademir Rosa (1948-1997) e o diretor Isnard Mello de Azevedo (1950-1991). Atualmente, o grupo é formado por 20 integrantes entre técnicos, atores, músicos e cantores. Com mais de 40 espetáculos e ações cênicas e sua trajetória, o grupo reverencia seu passado e aposta no futuro, se reinventando com a participação de novos integrantes e parceiros artísticos, o que revela fôlego para continuar a existir e resistir ao acreditar em um mundo melhor através da experiência e vivência artística.


Sinopses

O PEQUENO PRÍNCIPE

No deserto do Saara, um piloto de avião é obrigado a fazer um pouso de emergência. Lá, ele conhece o Pequeno Príncipe, um garotinho que vem de um planeta bem pequeno, distante e muito diferente do nosso. Em uma viagem em busca de novos amigos, o menino encontra personagens plenos de simbolismo: o Rei, o Vaidoso, o Homem de Negócios, o Geógrafo, o Acendedor de Lampiões, a Serpente, a Raposa, entre outros. Ao longo de sua jornada, o Pequeno Príncipe consegue descobrir o segredo do que é realmente importante na vida


A MULHER DO GENERAL E A OUTRA

Em uma cidade interiorana, o domínio do patriarcado se estende por todas as camadas sociais. Dalva, a esposa do general, procura a prostituta Jussara no meio da noite para avisar da morte do marido. O encontro das duas mulheres que acreditam pertencer a mundos distintos revelará que dividem semelhante subordinação de suas vidas a decisões masculinas e, embora não tenham sido protagonistas de suas escolhas no passado, passam a vislumbrar novas possibilidades no tempo presente.


O que: teatro "A mulher do general e a outra"

Quando: 02 de setembro, sábado, 20h

Onde: Galpão de Teatro da Ajote (Rua XV de Novembro, 1383, Glória, Joinville - SC)


O que: teatro "O Pequeno Príncipe"

Quando: 03 de setembro, domingo, 16h

Onde: Galpão de Teatro da Ajote (Rua XV de Novembro, 1383, Glória, Joinville - SC)

Dia nacional do voluntariado: Conheça o Rotary Clube de Joinville Leste Anterior

Dia nacional do voluntariado: Conheça o Rotary Clube de Joinville Leste

Capacitação profissional abre novas portas para ex-detentas Próximo

Capacitação profissional abre novas portas para ex-detentas

Deixe seu comentário