logo RCN

Joinville dá as boas-vindas à Escola Municipal Professora Rosangela Martinowsky Baptista

  • Foto: Divulgação -

A escola tem capacidade para 1,1 mil alunos, do 1º ao 5º ano,18 salas de aula e seis banheiros, ocupando uma área de 1.374,86 m²

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou nesta terça-feira (1º/8) uma nova escola no bairro Paranaguamirim, na zona Sul da cidade. A Escola Municipal Professora Rosangela Martinowsky Baptista tem capacidade para atender 1,1 mil alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A unidade tem dois blocos, com um total de 18 salas de aula e seis banheiros, em uma área de 1.374,86 metros quadrados. O investimento do município foi de R$ 6.598.001,69. O município utilizou um método construtivo diferenciado para dar velocidade às obras, mantendo a alta qualidade.

“Esse modelo construtivo é muito rápido. Em janeiro eu estive aqui e estava no início da obra. Em fevereiro, no início do ano letivo, o primeiro bloco já estava sendo usado pelos alunos. É uma tecnologia que oferece cuidado térmico, acústico, entre outros. A escola está montada com mobiliário moderno, lousa digital e Chromebooks para utilização dos alunos e professores”, afirma o prefeito.

A unidade recebe alunos desde o início do ano letivo, quando havia sido liberado um dos blocos provisoriamente, dando fim ao turno intermediário na Rede Municipal de Joinville. Atualmente, são 960 estudantes na escola.

“O Paranaguamirim é um bairro que cresceu muito e enfrentamos o turno intermediário por conta do aumento dessa demanda. Agora, nossos alunos têm aula no horário regular, com toda a infraestrutura necessária para receber uma educação de excelência”, explica o secretário de educação Diego Calegari.

Quem foi Rosangela Martinowsky Baptista

A nova escola recebeu o nome de Rosangela Martinowsky Baptista por meio de Projeto de Lei apresentado pela vereadora Tânia Larson e que foi aprovado pela Câmara de Vereadores. A homenageada se dedicou ao magistério durante 44 anos, foi professora e atuou como gestora da Escola Municipal Paul Harris ao longo da carreira. Ela era casada, mãe de três filhos e faleceu em 28 de outubro de 2021.

A família da professora esteve presente no evento e recebeu das mãos do prefeito uma cópia da Lei que nomeia a escola do bairro Paranaguamirim. Segundo a filha Jociane Francis Baptista Colon, a mãe tinha um coração gigante, sorriso fácil e gostava de estar na companhia da família, de amigos e principalmente dos alunos.

“Depois de tamanha tristeza que encaramos no nosso dia a dia, saber que ela estará eternizada em um lugar que ela amava estar, ajuda a nos trazer apaziguamento aos nossos corações e servirá como combustível para seguirmos em frente. Esse legado marcará todas as gerações daqui para frente”, afirmou a filha.

Além do envolvimento com a educação, Rosangela também participava de atividades voluntárias e sociais. Foi presidente da Associação da Maternidade Darcy Vargas, criada para dar apoio às gestantes de famílias carentes, e ainda atuou na Casa da Amizade, Rotary Cidade das Flores e na equipe de liturgia da Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus.

Instituto Festival de Dança de Joinville anuncia parceria com Beto Carrero World Anterior

Instituto Festival de Dança de Joinville anuncia parceria com Beto Carrero World

Viralizou na internet: idosos fazem festa em excursão e surpreendem casal de jovens Próximo

Viralizou na internet: idosos fazem festa em excursão e surpreendem casal de jovens

Deixe seu comentário