logo RCN

Forró é reconhecido como manifestação da cultura nacional

  • Foto: Sumaia Villela / Agência Brasil -

Ritmo musical existe há cerca de 70 anos no país

O gênero musical forró foi reconhecido como manifestação da cultura nacional O projeto de lei que já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (7). 

Segundo o projeto de lei, o forró é um dos mais autênticos gêneros musicais brasileiros. Nascido a partir da mistura de ritmos tradicionais da Região Nordeste como baião, xaxado, coco, arrasta-pé e xote, existe há cerca de sete décadas. Em 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou as matrizes tradicionais do forró como Patrimônio Cultural do Brasil.

Participaram da assinatura a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o deputado federal Zé Neto (PT-BA), autor da proposta, e a senadora Teresa Leitão (PT-PE), que foi relatora do projeto no Senado.  

“Um passo gigantesco para o nosso forró nordestino, e que passará a ter muito mais grandeza, respeito e possibilidade de fazer parte das políticas públicas em nosso país”, disse o deputado nas redes sociais.

Prefeitura de Joinville lança chamamento público para reforma e requalificação do Mercado Municipal Anterior

Prefeitura de Joinville lança chamamento público para reforma e requalificação do Mercado Municipal

Joinville sedia, neste mês de novembro, dois eventos em comemoração ao Dia do Síndico Próximo

Joinville sedia, neste mês de novembro, dois eventos em comemoração ao Dia do Síndico

Deixe seu comentário