logo RCN

Festival de Dança de Joinville: confira as atrações para este domingo

  • Foto: Divulgação -

Hoje ocorre a esperada Noite de Gala

Neste domingo, o 40º Festival de Dança de Joinville terá a sua Noite de Gala. Às 19h, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresentará no palco do Centreventos Cau Hansen o espetáculo de Balé Neoclássico “Cinderella”. 23 de julho será também o dia do E por Falar em Dança. Entre 9 e 12h e 14h30 e 16h, profissionais da dança comandarão rodas de conversa no Teatro Juarez Machado.

A atração competitiva que estará em andamento neste domingo é o Festival da Sapatilha, no palco da Feira da Sapatilha, localizado na área interna do Expocentro Edmundo Doubrawa. Já quem passar pelo Mirante encontrará uma das novidades desta edição: Dança no Mirante. O clássico ponto turístico da cidade mais populosa do Estado contará com performances de bailarinos das 7 às 8h e das 18 às 19h, ao longo de quatro estações.

A agenda de domingo terá apresentações dos Palcos Abertos; visitação aberta à exposição Hulda Bittencourt, no foyer do Teatro Juarez Machado; e transmissões síncronas da Fan Mix, nos bairros Adhemar Garcia, Comasa do Boa Vista, Jardim Paraíso e Morro do Meio. Além disso, a programação de 23/7 tem previstas atividades do Celebre seu Amor no Festival, no Saltare Centro de Dança; e Visitando os Bastidores. A Feira da Sapatilha segue como ponto de encontro do público interessado em gastronomia, compras, apresentações e nas experiências culturais, como o Dança para quem não Dança; a Batalha de MCs do Encontro das Ruas. No Saltare, haverá o Dog Dance Day.

A cidade vizinha, São Francisco do Sul, também tem ações previstas. Além de o Terminal Turístico contar com um dos Palcos Abertos, o Centro Histórico sediará uma apresentação de tango e o Mercado Municipal, a transmissão da Mostra Competitiva.


Festival da Sapatilha

O Festival da Sapatilha é uma nova modalidade competitiva do evento que será realizada nas 12 tardes, no palco da Feira da Sapatilha, no Expocentro Edmundo Doubrawa. Serão oito gêneros, divididos nas categorias “Infantil” e “Livre”, que competirão entre si em solos, duos e conjuntos para definir a melhor apresentação de cada modalidade de dança. As premiações serão diárias e ao fim do evento o Melhor Grupo do Festival da Sapatilha será premiado em dinheiro. As apresentações iniciam às 13h.


Palcos abertos


Joinville
CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Aventureiro: das 15h às 17h. Rua Santa Luzia, 955, Aventureiro.
Garten Shopping: das 11 às 20h. Avenida Rolf Wiest, 333, Bom Retiro.
Jardim da Dança: das 12h30 às 13h30. Saltare Centro de Dança (rua Orestes Guimarães, 406, América).
MAJ (Museu de Arte de Joinville): das 10 às 17h. Rua Quinze de Novembro, 1.400, América.
Palco da Feira: das 11h às 17h. Expocentro Edmundo Doubrawa, área externa (Avenida José Vieira, 315, América).
Palco da Sapatilha: das 10h às 13h e das 18h às 21h. Expocentro Edmundo Doubrawa, área interna (avenida José Vieira, 315, América).
Palco Vigorelli: das 12h às 13h. Estrada João de Souza Mello e Alvim, Cubatão.
Praça Nereu Ramos: das 10h30 às 19h. Rua do Príncipe, Centro.
Praça Tiradentes: das 13 às 17h. Rua Santa Catarina, Floresta.
Shopping Cidade das Flores: das 12h às 20h. Rua Mário Lobo, 106, Centro.
Shopping Mueller: das 11h às 19h30. Rua Visconde de Taunay, 235, Centro.


São Francisco do Sul
Das 15 às 17h. Rua Babitonga, 62, Centro.


Feira da Sapatilha

A Feira da Sapatilha reúne 133 expositores que trazem tendências de moda para dança, figurinos, equipamentos, artesanato e tecnologia para os mais variados gêneros. Realizada no pavilhão ao lado do Centreventos Cau Hansen – onde acontecem as apresentações especiais e as tardes e noites competitivas –, a Feira reúne também praça de alimentação com mais de vinte opções e estandes de artesanato. A feira está aberta das 10h às 21h.


Dança para Quem não Dança

Não é preciso dominar os movimentos da dança para participar dos palcos do Festival. Diariamente serão oferecidas aulas abertas em diversos estilos para todos os públicos que quiserem experimentar seus primeiros passos na dança. Hoje, a atividade inicia às 15h no Palco Lateral da Feira da Sapatilha.


Oficina de Acessibilidade e Dança Inclusiva

A Oficina de Acessibilidade – A Dança além do Corpo e a Superação dos Limites terá como objetivos contribuir para a reflexão sobre os novos caminhos que podem ser seguidos pelo movimento quando as pernas não podem se mover e os olhos não podem enxergar e para o desenvolvimento motor, psicológico e social das pessoas com deficiência. Será ministrada pelos professores Jesse Cruz e Mario Cezar da Silveira.

A Dança Inclusiva tem por objetivo capacitar e promover a reflexão do corpo e do movimento por meio de estudos realizados na diversidade, deficiências e necessidades especiais. Proporciona a profissionais que venham a trabalhar a dança como contribuição no desenvolvimento motor, psicológico e social das pessoas com deficiência um novo olhar para as possibilidades da Dança Inclusiva.

Este domingo, a atividade tem início às 15 horas, na Sala de Jurados no Centro de Convenções Alfredo Salfer.


“Cinderella” na Noite de Gala

Os contos de fadas continuam atuais? “Cinderella”, atração da Noite de Gala do 40º Festival de Dança de Joinville, apresentada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, promete surpreender o público com uma nova versão coreográfica da história de Charles Perrault. A personagem, presente no imaginário coletivo, reflete os sonhos contemporâneos de encontrar a pessoa perfeita e vivenciar uma nova realidade. O espetáculo tem música de Prokofiev e coreografia de William Almeida.

A parceria do Festival de Dança de Joinville com o Bolshoi começou com o convite para uma apresentação da companhia russa na edição do evento em 1996 e vem se consolidando nos últimos anos, depois que foi instalada em Joinville a única filial do Teatro Bolshoi. Em 2023 estes laços tornam-se ainda mais fortes: a Escola Bolshoi apresenta o espetáculo da Noite de Gala, realiza em parceria com o IFDJ a coprodução do espetáculo “Leela”, da coreógrafa Noa Wertheim, e os professores selecionam dois bailarinos participantes do Festival para usufruir da Bolsa Talento do Festival­, que é uma experiência profissional com a Cia. Jovem Bolshoi Brasil.

“A Escola Bolshoi se sente feliz de colaborar com o Festival de Dança de Joinville, contribuir para o desenvolvimento e valorização da arte da dança no Brasil e tornar o estado de Santa Catarina mais reconhecido no cenário de dança mundial”. Pavel Kazarian, diretor geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.


Exposição Hulda Bittencourt

A 40ª edição do Festival de Dança de Joinville apresenta a exposição Hulda Bittencourt, que homenageia um dos maiores nome da dança em nosso país. Bailarina, coreógrafa e empresária, Hulda deixa um legado de amor, dedicação, sensibilidade e profissionalismo. Ela queria, acima de tudo, ser artista. 

Cássio Zanatta traduz de forma poética sua personalidade quando diz que “Hulda Bittencourt se expôs, de corpo e alma, para a gratidão eterna dos que amam a dança, a delicadeza, a arte. Uma exposição em homenagem a ela, portanto, não é só merecida. É coerente. Quase obrigatória”.

Hulda criou em 1958 o Estúdio de Ballet Cisne Negro e em 1977 a Cisne Negro Cia de Dança, que se tornaram referência para a valorização e profissionalização da dança. Sua trajetória serve de inspiração para bailarinos, coreógrafos e artistas no Brasil e no mundo.

Hulda Bittencourt faleceu em 2021, aos 87 anos de idade.

A exposição pode ser visitada gratuitamente no Teatro Juarez Machado, todos os dias


Celebre o amor no Festival

A celebração dos 40 anos do Festival de Emoções vai incluir a possibilidade de firmar compromissos amorosos nos 13 dias do evento. Os casais poderão aproveitar o clima para pedir a pessoa amada em namoro, noivado e fazer votos ou renová-los em uma cerimônia simbólica. O Case no Festival terá um espaço reservado no Jardim da Dança, espaço externo do Saltare Centro de Dança, que contará com altar e bolo cenográfico. Os apaixonados receberão certificados para registrar o momento.


Dança no Mirante

Os movimentos, cores e sons do Festival vão estar presentes na subida do Mirante de Joinville nesta edição. O público poderá assistir a performances de dançarinos e até arriscar seus próprios passos ao longo de quatro estações: a primeira terá Balé e/ou Dança Contemporânea; a segunda, Danças Populares; a terceira, Danças Urbanas; e a quarta, Fit Dance, Lambaeróbica e Zumba. Também está prevista a realização de obras de grafite paralelamente à programação de dança. Hoje, é possível realizar a atividade das 18h às 19h no Mirante de Joinville.


Programação Didática

Uma das características do Festival de Dança é oferecer uma ampla programação didática, com mais de 100 opções em diversas modalidades, para que os bailarinos que estão em Joinville tenham oportunidade de se aperfeiçoar nos gêneros de sua escolha.

O evento E por Falar em Dança promove rodas de conversa com grandes nomes reconhecidos nacional e internacionalmente, gerando conhecimento e agregando valor tanto ao grande público quanto aos participantes do 40º Festival de Dança de Joinville. Serão debates realizados com profissionais dotados de amplo conhecimento na área mediados por Thereza Rocha, trazendo pontos de vista técnico e artístico sobre os temas abordados, sempre de forma acessível e descontraída.

Neste domingo, a atividade é Chá com Tatiana Leskova, e contará com a participação de Eliana Caminada, Marcelo Misailidis, Bruna Gaglianone, Erick Swolkin e Thereza Rocha das 14:30h às 16h, no Teatro Juarez Machado.


Fan Mix

O Festival de Dança de Joinville terá em sua 40ª edição mais uma Fan Mix. A atração disponibiliza pontos de transmissão simultânea para assistir gratuitamente às apresentações do evento que ocorrem no Centreventos Cau Hansen. Neste ano, as estruturas estarão disponíveis durante todos os dias da programação no Projeto Missão Criança, no Jardim Paraíso; e nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) localizados nos bairros Adhemar Garcia, Comasa do Boa Vista e Morro do Meio. A Fan Mix possibilitará também ao público, a partir das 18h30, antes das transmissões, interagir com dançarinos que estarão presentes nos locais para realizar intervenções artísticas. Música, percussão e sapateado estarão presentes neste evento, com muita criatividade e improvisação. Para participar não é preciso fazer inscrição prévia. Hoje, o evento acontece às 18h30, no Projeto Missão Criança (Crux, 450, Jardim Paraíso) e CRAS dos bairros Adhemar Garcia (Antenor Douat Baptista, 205, Ulysses Guimarães), Comasa do Boa Vista (Maracujá, 620, Comasa) e Morro do Meio ( Minas Gerais, 5.527, Morro do Meio).


Encontro das Ruas 

Reunir pessoas de diferentes gerações e movimentos, com diversas linguagens de arte e cultura, é o objetivo deste evento. Realizado em sintonia com os coletivos do segmento, o Encontro das Ruas tem uma programação que inclui atividades de dança (competição All Style), MCs (batalha de rima) e Slam (poesia). Hoje, a programação é batalha de MC's, das 18h às 22h, no Palco da feira da Sapatilha.


Visitando os Bastidores

Para realizar o maior Festival de Dança do mundo (segundo o Guiness Book), o Instituto executa um minucioso planejamento ao longo do ano e envolve o trabalho de diversas equipes durante todo o evento. Para conhecer como tudo isso acontece, é realizada diariamente uma visita monitorada aos bastidores do Festival. A visita ocorre todos os dias, das 9h às 17h no Centreventos Cau Hansen.


Programação especial em São Francisco do Sul

São Francisco do Sul receberá uma programação especial do Festival de Dança de Joinville entre 20 e 23 de julho. Além de o Terminal Turístico contar com um dos Palcos Abertos, o Centro Histórico terá a presença de bailarinos com diversas ações. Uma delas será a apresentação de tango ao som de violino no píer, durante o pôr do sol.

Os francisquenses também terão a oportunidade de assistir a algumas noites da Mostra Competitiva do Festival ao vivo, em telão instalado no Mercado Municipal. As apresentações serão transmitidas diretamente do palco do Centreventos Cau Hansen, com direito a intervenções artísticas no início e no intervalo da transmissão.


Homenagens para pessoas que contribuíram para a trajetória do Festival de Dança

Para marcar os 40 anos do Festival de Dança de Joinville, o Instituto Festival de Dança de Joinville vai homenagear pessoas que contribuíram para a trajetória do evento. Os reconhecimentos serão distribuídos durante as 13 noites do Festival de Emoções. A homenageada do dia é Tatiana Leskova, um dos mais relevantes nomes do Balé Clássico, atuou como bailarina, coreógrafa e professora do Balé do Teatro Municipal do Rio. Tatiana tem cem anos e participou de diversas edições do Festival como jurada.


Dog Dance Day

Os pets também têm um espaço de destaque no Festival: o Dog Dance Day, que traz os cães e seus tutores para o universo da dança. A programação inclui desfiles, feira de produtos e outras atividades. O evento ocorre hoje, das 14h às 18h no Saltare Centro de Dança.


Festival Conecta

Um projeto que amplia a conexão entre o Festival de Dança de Joinville com espaços e pessoas por meio de uma série de atividades como cursos, oficinas, aulas abertas, apresentações, eventos e outras ações que tenham a dança e suas ramificações como tema central. Promove o engajamento e a interação de equipamentos públicos e privados da cidade que incentivam a prática da dança, por meio da realização de parte da programação didática do Festival nestes espaços, além de outras atividades propostas por aqueles que se engajarem nesta parceria.

O destaque deste domingo é a atividade Aulas de PBT do iniciante ao avançado, com a participação de Germana Saraiva Escola Internacional de Ballet. As inscrições podem ser realizadas na área dos cursos no site do Festival de Dança.

Oficina de cinema vai beneficiar jovens do Vale do Itapocu Anterior

Oficina de cinema vai beneficiar jovens do Vale do Itapocu

Pontos turísticos de Joinville recebem apresentações de dança Próximo

Pontos turísticos de Joinville recebem apresentações de dança

Deixe seu comentário