logo RCN

Festival de Dança de Joinville: confira as atrações para esta quinta-feira

  • Foto: Divulgação -

Hoje é o último dia de mostra competitiva

Nesta quinta-feira, 27 de julho, a nona e última noite da Mostra Competitiva do 40º Festival de Dança de Joinville trará para o palcão do Centreventos Cau Hansen apresentações de Danças Urbanas e Sapateado. Será também o último momento das homenagens que estão sendo realizadas pelo Instituto Festival de Dança de Joinville. Desta vez, o reconhecimento vai para José Francisco Payão e Vera Nascimento (in memoriam), respectivamente diretor administrativo do Instituto por mais de 20 anos e assessora artística. Eles representam os profissionais cuja atuação e dedicação contribuíram para realizar todas as edições.

Já o Teatro Juarez Machado receberá às 14h os jovens prodígios do Festival Meia Ponta, com coreografias de Balé Neoclássico (solos Masculino e Feminino), Balé Clássico de Repertório (Conjunto) e Danças Populares Brasileias (Conjunto). Outro evento competitivo em andamento no dia é o Festival da Sapatilha, no palco da Feira da Sapatilha, localizado na área interna do Expocentro Edmundo Doubrawa.

As atividades para levar uma amostra do festival de emoções para públicos diversos continuam em 27/7. Pacientes e colaboradores do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante terão a oportunidade de conferir performances de dança a partir das 15h. A programação do Dança no Mirante retorna com performances de dançarinos ao longo de quatro estações do ponto turístico joinvilense, das 7 às 8h e das 18 às 19h.

A Associação Fernanda Bianchini trará o resultado do seu método de ensino do Ballet Clássico a deficientes visuais para a Praça Nereu Ramos, com apresentação agendada entre 10h30 e 11h15. E a Acic (Associação Catarinense para Integração do Cego) tem participação prevista entre 14h45 e 15h45, no Shopping Cidade das Flores.

A agenda do dia também terá apresentações dos Palcos Abertos; visitação aberta à exposição Hulda Bittencourt, no foyer do Teatro Juarez Machado; e transmissões síncronas da Fan Mix, nos bairros Adhemar Garcia, Comasa do Boa Vista, Jardim Paraíso e Morro do Meio. Além disso, a programação tem atividades do Celebre o Amor no Festival, no Saltare Centro de Dança; Visitando os Bastidores; e programação didática. A Feira da Sapatilha segue como ponto de encontro do público interessado em gastronomia, compras, apresentações e nas experiências culturais, como o Dança para quem não Dança.


Grupos catarinenses na mostra competitiva

Nesta quinta-feira, o talento catarinense aparece na mostra competitiva e na mostra Meia Ponta. No festival Meia Ponta, serão quatro grupos a subirem no palco na categoria de balé neoclássico e danças populares. No balé, a apresentação “O Menino que Pensava que era Peixe”, é do Studio Arte Dança, de São Francisco do Sul. Na categoria danças populares, serão três coreografias: “Preciosidades do Sul”, da Companhia de Dança Liliana Vieira, de Joinville; “É Carnaval em Olinda”, do Movimento Artístico Patricia Dalchau, de Joinville e “Viva São João!”, da Bianca Ballet Escola de Dança, de Joinville.

A mostra competitiva é de sapateado e danças urbanas. Na primeira modalidade, a coreografia “Ao Som do Verão”, é do Grupo Kaiorra, de Camboriú. Já na segunda modalidade, a coreografia “Propósito”, do Kulture Kaos, de Joinville, brilha no palco da dança.


Mostra competitiva

A Mostra Competitiva no palco do Centreventos – que neste ano tem mais um dia – conta com 206 coreografias de oito gêneros (226 considerando as variações de Balé Clássico de Repertório). Nesta competição os grupos são divididos em duas categorias de idade: júnior e sênior. A cidade da dança abre seus palcos para apresentações de danças urbanas (Conjunto Sênior, Solo Feminino Sênior, Duo Sênior) e sapateado (Duo Sênior, Conjunto Júnior, Solo Feminino Sênior).

Festival da Sapatilha

O Festival da Sapatilha é uma nova modalidade competitiva do evento que será realizada nas 12 tardes, no palco da Feira da Sapatilha, no Expocentro Edmundo Doubrawa. Serão oito gêneros, divididos nas categorias “Infantil” e “Livre”, que competirão entre si em solos, duos e conjuntos para definir a melhor apresentação de cada modalidade de dança. As premiações serão diárias e ao fim do evento o Melhor Grupo do Festival da Sapatilha será premiado em dinheiro. As apresentações iniciam às 13h.


Palcos abertos


Joinville

Garten Shopping: das 11 às 20h. Avenida Rolf Wiest, 333, Bom Retiro.
Jardim da Dança: das 12h30 às 13h30. Saltare Centro de Dança (rua Orestes Guimarães, 406, América).
Palco da Feira: das 11h às 17h. Expocentro Edmundo Doubrawa, área externa (Avenida José Vieira, 315, América).
Palco da Sapatilha: das 10h às 13h e das 18h às 21h. Expocentro Edmundo Doubrawa, área interna (avenida José Vieira, 315, América).
Praça Nereu Ramos: das 10h30 às 19h. Rua do Príncipe, Centro.
Shopping Cidade das Flores: das 12h às 20h. Rua Mário Lobo, 106, Centro.
Shopping Mueller: das 11h às 19h30. Rua Visconde de Taunay, 235, Centro.


Festival Meia Ponta

O Festival Meia Ponta é o espaço para as apresentações dos pequenos bailarinos, nascidos de 2011 a 2013, em cinco subgêneros. Assim como na Mostra Competitiva, o Festival Meia Ponta terá uma tarde a mais, possibilitando que 58 coreografias sejam apresentadas nesta edição. Hoje, as apresentações são de balé neoclássico (solos Masculino e Feminino), balé clássico de repertório (Conjunto) e danças populares brasileias (Conjunto).


Feira da Sapatilha

A Feira da Sapatilha reúne 133 expositores que trazem tendências de moda para dança, figurinos, equipamentos, artesanato e tecnologia para os mais variados gêneros. Realizada no pavilhão ao lado do Centreventos Cau Hansen – onde acontecem as apresentações especiais e as tardes e noites competitivas –, a Feira reúne também praça de alimentação com mais de vinte opções e estandes de artesanato. A feira está aberta das 10h às 21h.


Dança para Quem não Dança

Não é preciso dominar os movimentos da dança para participar dos palcos do Festival. Diariamente serão oferecidas aulas abertas em diversos estilos para todos os públicos que quiserem experimentar seus primeiros passos na dança. Hoje, a atividade inicia às 15h no Palco Lateral da Feira da Sapatilha.


Exposição Hulda Bittencourt

A 40ª edição do Festival de Dança de Joinville apresenta a exposição Hulda Bittencourt, que homenageia um dos maiores nome da dança em nosso país. Bailarina, coreógrafa e empresária, Hulda deixa um legado de amor, dedicação, sensibilidade e profissionalismo. Ela queria, acima de tudo, ser artista.

Cássio Zanatta traduz de forma poética sua personalidade quando diz que “Hulda Bittencourt se expôs, de corpo e alma, para a gratidão eterna dos que amam a dança, a delicadeza, a arte. Uma exposição em homenagem a ela, portanto, não é só merecida. É coerente. Quase obrigatória”.

Hulda criou em 1958 o Estúdio de Ballet Cisne Negro e em 1977 a Cisne Negro Cia de Dança, que se tornaram referência para a valorização e profissionalização da dança. Sua trajetória serve de inspiração para bailarinos, coreógrafos e artistas no Brasil e no mundo.

Hulda Bittencourt faleceu em 2021, aos 87 anos de idade.

A exposição pode ser visitada gratuitamente no Teatro Juarez Machado, todos os dias


Celebre o amor no Festival

A celebração dos 40 anos do Festival de Emoções vai incluir a possibilidade de firmar compromissos amorosos nos 13 dias do evento. Os casais poderão aproveitar o clima para pedir a pessoa amada em namoro, noivado e fazer votos ou renová-los em uma cerimônia simbólica. O Case no Festival terá um espaço reservado no Jardim da Dança, espaço externo do Saltare Centro de Dança, que contará com altar e bolo cenográfico. Os apaixonados receberão certificados para registrar o momento.


Dança no Mirante

Os movimentos, cores e sons do Festival estão presentes na subida do Mirante de Joinville nesta edição. O público pode assistir a performances de dançarinos e até arriscar seus próprios passos ao longo de quatro estações: a primeira tem Balé e/ou Dança Contemporânea; a segunda, Danças Populares; a terceira, Danças Urbanas; e a quarta, Fit Dance, Lambaeróbica e Zumba. Também está prevista a realização de obras de grafite paralelamente à programação de dança. A atividade acontece das 7h às 8h e das 18 às 19h, no Mirante de Joinville.


Programação Didática

Uma das características do Festival de Dança é oferecer uma ampla programação didática, com mais de 100 opções em diversas modalidades, para que os bailarinos que estão em Joinville tenham oportunidade de se aperfeiçoar nos gêneros de sua escolha. Durante os dias 24 a 28 de julho, os bailarinos poderão disfrutar de cursos, workshops, masterclasses e showcases.


Fan Mix

O Festival de Dança de Joinville terá em sua 40ª edição mais uma Fan Mix. A atração disponibiliza pontos de transmissão simultânea para assistir gratuitamente às apresentações do evento que ocorrem no Centreventos Cau Hansen. Neste ano, as estruturas estarão disponíveis durante todos os dias da programação no Projeto Missão Criança, no Jardim Paraíso; e nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) localizados nos bairros Adhemar Garcia, Comasa do Boa Vista e Morro do Meio. A Fan Mix possibilitará também ao público, a partir das 18h30, antes das transmissões, interagir com dançarinos que estarão presentes nos locais para realizar intervenções artísticas. Música, percussão e sapateado estarão presentes neste evento, com muita criatividade e improvisação. Para participar não é preciso fazer inscrição prévia. Hoje, o evento acontece às 18h30, no Projeto Missão Criança (Crux, 450, Jardim Paraíso) e CRAS dos bairros Adhemar Garcia (Antenor Douat Baptista, 205, Ulysses Guimarães), Comasa do Boa Vista (Maracujá, 620, Comasa) e Morro do Meio ( Minas Gerais, 5.527, Morro do Meio).


Associação Fernanda Bianchini

A Associação Fernanda Bianchini atua com um método de ensino do Ballet Clássico a deficientes visuais. O resultado do trabalho desenvolvido pela bailarina e fisioterapeuta que dá nome à organização poderá ser conferido em apresentações durante o Festival de Dança. Nesta quinta-feira, as apresentações ocorrem das 10h30 às 11h15, na Praça Nereu Ramos (Rua do Príncipe, Centro).


Ceduf

O Ceduf (Centro de Integração Física), da FCEE, integrará o Festival de Emoções com apresentações. Nesta quarta-feira, as apresentações poderão ser prestigiadas das 14h45 às 15h45, Acic, no Shopping Cidade das Flores.


Visitas em hospitais

Performances de dança poderão ser conferidas por pacientes e colaboradores de três unidades de saúde de Joinville. As visitas acontecem hoje, às 15h, no Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria (Rua Araranguá, 554, América).


Visitando os Bastidores

Para realizar o maior Festival de Dança do mundo (segundo o Guinness Book), o Instituto executa um minucioso planejamento ao longo do ano e envolve o trabalho de diversas equipes durante todo o evento. Para conhecer como tudo isso ocorre, é realizada diariamente uma visita monitorada aos bastidores do Festival. As visitas podem ser realizadas até o dia 29 de julho, das 9h às 17h, no Centreventos Cau Hansen


Homenagens para pessoas que contribuíram para a trajetória do Festival de Dança

Para marcar os 40 anos do Festival de Dança de Joinville, o Instituto Festival de Dança de Joinville vai homenagear pessoas que contribuíram para a trajetória do evento. Os reconhecimentos serão distribuídos durante as 13 noites do Festival de Emoções. O homenageado do dia é José Francisco Payão e Vera Nascimento (in memoriam), respectivamente diretor administrativo do Instituto Festival de Dança de Joinville por mais de 20 anos e assessora artística, representando os profissionais cuja atuação e dedicação contribuíram para realizar todas as edições do festival de emoções.

Ciclone extratropical provoca instabilidades em Santa Catarina com previsão de temporais isolados Anterior

Ciclone extratropical provoca instabilidades em Santa Catarina com previsão de temporais isolados

Banda Lagum apresentará nova turnê em Balneário Barra do Sul, SC Próximo

Banda Lagum apresentará nova turnê em Balneário Barra do Sul, SC

Deixe seu comentário