logo RCN

Festival de Dança de Joinville: Confira as atrações para esta quarta-feira

  • Foto: Vanderléia Macalossi -

O destaque vai para o espetáculo "Leela"

Em 19 de julho, quarta-feira, às 17h, no Teatro Juarez Machado, mais uma atração com influência internacional marcará a programação do 40º Festival de Dança de Joinville: “Leela”. O espetáculo é uma coprodução entre a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Instituto Festival de Dança de Joinville, para trazer ao público a remontagem-adaptação de uma coreografia da companhia isralense Vertigo Dance Company.


Ensaios: ocorrem na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil na terça-feira, 18/7, das 16h às 18h30; e na quarta-feira, 19/7, a partir das 12h15.


Leela - Coprodução de espetáculo coreografado pela israelense Vertigo Dance

Uma das atrações desta edição será a apresentação de um espetáculo montado por meio de uma parceira entre o IFDJ, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Balé Contemporâneo da Vertigo Dance Company, de Israel. Os bailarinos e ensaiadores Daniel Costa e Korina Fraiman, da Vertigo, estiveram em Joinville para conduzir a remontagem/adaptação do espetáculo “Leela”, de renomada coreógrafa Noa Wertheim. “Leela” significa, em sânscrito, uma peça divina, uma existência na qual os humanos são meros peões. A coreografia tem como uma de suas referências o livro bíblico de Gênesis, quando é narrada a escolha de Eva por provar o fruto proibido do Jardim do Éden.

“A criação ‘Leela’ ocorre no espaço entre a realidade ilusória e o jogo cósmico de Deus. Cada um tem seus próprios conhecimentos, ideias, significados e personalidade. A forma como usamos esse conhecimento nos faz quem somos como indivíduos, como trabalhamos com todo esse conhecimento para melhorar. Você parte da sua própria vida, da sua própria personalidade para criar”. Noa Wertheim, coreógrafa.

O espetáculo acontece dia 19 de julho, às 17 horas, no Teatro Juarez Machado.


Mostra Competitiva

A Mostra Competitiva no palco do Centreventos – que neste ano terá mais um dia – contará com 206 coreografias de oito gêneros (226 considerando as variações de Balé Clássico de Repertório). Nesta competição os grupos são divididos em duas categorias de idade:

Júnior – Passa pessoas nascidas entre 2001 e 2010.

Sênior – Para pessoas nascidas antes ou até 2001.


As apresentações iniciam às 19 horas no Centreventos Cau Hansen. Quarta-feira é dia de prestigiar o balé neoclássico e danças populares.


Festival da Sapatilha

O Festival da Sapatilha é uma nova modalidade competitiva do evento que será realizada nas 12 tardes a partir das 13 horas, no palco da Feira da Sapatilha, no Expocentro Edmundo Doubrawa. Serão oito gêneros, divididos nas categorias “Infantil” e “Livre”, que competirão entre si em solos, duos e conjuntos para definir a melhor apresentação de cada modalidade de dança. As premiações serão diárias e ao fim do evento o Melhor Grupo do Festival da Sapatilha será premiado em dinheiro.


Palcos abertos

Garten Shopping: das 11 às 20h. Avenida Rolf Wiest, 333, Bom Retiro.
Jardim da Dança: das 12h30 às 13h30. Saltare Centro de Dança (rua Orestes Guimarães, 406, América).
Palco da Feira: das 11h às 17h. Expocentro Edmundo Doubrawa, área externa (Avenida José Vieira, 315, América).
Palco da Sapatilha: das 10h às 13h e das 18h às 21h. Expocentro Edmundo Doubrawa, área interna (avenida José Vieira, 315, América).
Praça Nereu Ramos: das 10h30 às 19h. Rua do Príncipe, Centro.
Shopping Cidade das Flores: das 12h às 20h. Rua Mário Lobo, 106, Centro.
Shopping Mueller: das 11h às 19h30. Rua Visconde de Taunay, 235, Centro.


Feira da Sapatilha

A Feira da Sapatilha reúne 133 expositores que trazem tendências de moda para dança, figurinos, equipamentos, artesanato e tecnologia para os mais variados gêneros. Realizada no pavilhão ao lado do Centreventos Cau Hansen – onde acontecem as apresentações especiais e as tardes e noites competitivas –, a Feira reúne também praça de alimentação com mais de vinte opções e estandes de artesanato. O público terá acesso a 94 expositores, 26 opções na Praça de Alimentação e 13 artesãos. A feira está aberta das 10h às 21h.


Dança para Quem não Dança

Não é preciso dominar os movimentos da dança para participar dos palcos do Festival. Diariamente serão oferecidas aulas abertas em diversos estilos para todos os públicos que quiserem experimentar seus primeiros passos na dança. A atividade acontece a partir das 15h.


Celebre o amor no Festival

A celebração dos 40 anos do Festival de Emoções vai incluir a possibilidade de firmar compromissos amorosos nos 13 dias do evento. Os casais poderão aproveitar o clima para pedir a pessoa amada em namoro, noivado e fazer votos ou renová-los em uma cerimônia simbólica. O Case no Festival terá um espaço reservado no Jardim da Dança, espaço externo do Saltare Centro de Dança, que contará com altar e bolo cenográfico. Os apaixonados receberão certificados para registrar o momento.


Exposição Hulda Bittencourt

A 40ª edição do Festival de Dança de Joinville apresenta a exposição Hulda Bittencourt, que homenageia um dos maiores nome da dança em nosso país. Bailarina, coreógrafa e empresária, Hulda deixa um legado de amor, dedicação, sensibilidade e profissionalismo. Ela queria, acima de tudo, ser artista.

Cássio Zanatta traduz de forma poética sua personalidade quando diz que “Hulda Bittencourt se expôs, de corpo e alma, para a gratidão eterna dos que amam a dança, a delicadeza, a arte. Uma exposição em homenagem a ela, portanto, não é só merecida. É coerente. Quase obrigatória”.

Hulda criou em 1958 o Estúdio de Ballet Cisne Negro e em 1977 a Cisne Negro Cia de Dança, que se tornaram referência para a valorização e profissionalização da dança. Sua trajetória serve de inspiração para bailarinos, coreógrafos e artistas no Brasil e no mundo.

A exposição é gratuita e pode ser visitada no Teatro Juarez Machado.


Fan Mix

O Festival de Dança de Joinville terá em sua 40ª edição mais uma Fan Mix. A atração disponibiliza pontos de transmissão simultânea para assistir gratuitamente às apresentações do evento que ocorrem no Centreventos Cau Hansen. Neste ano, as estruturas estarão disponíveis durante todos os dias da programação no Projeto Missão Criança, no Jardim Paraíso; e nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) localizados nos bairros Adhemar Garcia, Comasa do Boa Vista e Morro do Meio. A Fan Mix possibilitará também ao público, a partir das 18h30, antes das transmissões, interagir com dançarinos que estarão presentes nos locais para realizar intervenções artísticas. Música, percussão e sapateado estarão presentes neste evento, com muita criatividade e improvisação. Para participar não é preciso fazer inscrição prévia.

O evento ocorre a partir das 18h30, no Projeto Missão Criança (Crux, 450, Jardim Paraíso) e CRAS dos bairros Adhemar Garcia (Antenor Douat Baptista, 205, Ulysses Guimarães), Comasa do Boa Vista (Maracujá, 620, Comasa) e Morro do Meio ( Minas Gerais, 5.527, Morro do Meio).


Visitando os Bastidores

Para realizar o maior Festival de Dança do mundo (segundo o Guiness Book), o Instituto executa um minucioso planejamento ao longo do ano e envolve o trabalho de diversas equipes durante todo o evento. Para conhecer como tudo isso acontece, é realizada diariamente uma visita monitorada aos bastidores do Festival. O evento acontece das 9h às 17h no Centreventos cau Hansen.


Estrada Arataca fechada por dois dias para obras de melhoria na via Anterior

Estrada Arataca fechada por dois dias para obras de melhoria na via

Temperaturas Extremas se Tornam o Próximo

Temperaturas Extremas se Tornam o "Novo Normal" no Hemisfério Norte

Deixe seu comentário