logo RCN

Desfile Cívico-Militar de Joinville celebra a Independência do Brasil

  • Foto: Secom / Divulgação -

Evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (7)

Crianças, adultos, jovens e famílias se reuniram na manhã desta quinta-feira (7), na avenida Beira Rio, para prestigiar o Desfile Cívico-Militar. O evento marcou a celebração do Dia da Independência do Brasil. Cerca de 12 mil pessoas estiveram presentes para assistir às Forças de Segurança e Escolas públicas municipais, estaduais e particulares.

O prefeito Adriano Silva (Novo) enfatizou a importância da data, para comemorar a Independência do Brasil. Ele diz que esta é uma oportunidade para refletir sobre respeito, coletividade e o que deve-se fazer em prol de uma pátria mais unida. “É importante o joinvilense saber como funciona a nossa segurança. Hoje somos a 7° cidade mais segura do Brasil e isso também reflete o trabalho das nossas Forças de Segurança. Já os nossos alunos que recebem na avenida as palmas dos seus familiares e do público, são os brasileiros do nosso futuro”, declara o prefeito.

O Desfile Cívico-Militar demonstrou a união dentre as Forças de Segurança e o futuro representado pelas crianças e jovens estudantes. Esta integração foi destaque para o comandante do 62º Batalhão de Infantaria, o tenente-coronel Luiz Eduardo Santos Cerávolo: “A participação da população na comemoração do 7 de Setembro é muito importante. Estamos integrados na sociedade de Joinville, temos aqui todas as instituições participando. As instituições integradas fazem com que a cidade cresça e Joinville é exemplo disso”.

Alessandro José Machado, sub-comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), destacou o evento como ocasião especial em que a população demonstrou seu respeito e reconhecimento ao trabalho das forças de segurança. Ele afirmou: “Ficamos muito felizes quando ouvimos os aplausos e vemos o prestígio que as Forças de Segurança têm junto à comunidade de Joinville. Nossa função é proteger as pessoas. E a união entre a comunidade e a PM é imprescidível. Sempre promovemos essa proximidade por meio de programas institucionais. A segurança pública é um dever de todos e, aqui, contamos com grande apoio tanto da sociedade quanto do Poder Público”.


Pelotões aclamados pelo público

O evento teve início com a Revista às Tropas, conduzida pelo prefeito Adriano Silva (Novo), pela vice-prefeita Rejane Gambim (Novo), pelo comandante do Exército, tenente-coronel Luiz Eduardo Santos Cerávolo, e pelo sub-comandante geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado.

A abertura do evento ficou por conta da Banda de Música do 62º Batalhão, que abriu o desfile. Em seguida, os pelotões e veículos do Exército.

Se apresentaram também instituições como Polícia Militar de Santa Catarina, Guarda Municipal, Polícia Civil, Científica e Penal. Todas as instituições apresentaram sua frota de veículos. A grande surpresa para o público foi a participação do Helicóptero Águia e do Esquadrão da Polícia Montada.

O Corpo de Bombeiros Voluntários também agitou a avenida, trazendo sua Banda de Música. A banda abriu a ala dos pelotões para desfile da grande frota de veículos motorizadas, que incluiu caminhões antigos e modelos modernos, além de caminhões para combate a incêndio, resgate e salvamento.

As equipes do SAMU fecharam a participação das Forças de Segurança.


O show das Escolas

Depois do público aplaudir as Forças de Segurança, foi a vez das escolas entrarem na avenida. Foram 22 escolas a participarem do Desfile Cívico-Militar, que trouxeram coreografias e fanfarras para animar os presentes no evento.

Para Adelita Borba Delajustina, além de se encantar com atrações como o desfile dos Bombeiros, assistir ao Desfile Cívico-Miltiar, ao lado da sua filha, é um ato de cidadania. “Gostei também das escolas. Mesmo não sendo a escola da minha filha, tinha escola da nossa região e isso deixa o coração da gente quentinho. E trazer a minha filha é importante pra ela entender o que é esse dia para o nosso país e o que é feito pela nossa cidade”, declara.

SESC Joinville apresenta Programação Cultural para setembro Anterior

SESC Joinville apresenta Programação Cultural para setembro

Primeira loja da Farm do Norte de Santa Catarina inaugura em Joinville Próximo

Primeira loja da Farm do Norte de Santa Catarina inaugura em Joinville

Deixe seu comentário