logo RCN

Terça-feira pode ter temporais fortes em Santa Catarina

  • Foto: Daniel Castellano / SMCS -

Frente fria e área de baixa pressão provocam instabilidades no tempo em todo o estado

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para temporais e chuvas pontualmente volumosas que devem atingir o estado nesta terça-feira (27). As instabilidades no tempo são ocasionadas pela aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul, combinada a uma área de baixa pressão.

Os temporais começam a ganhar força durante a madrugada e se estendem ao longo do dia, trazendo consigo chuva intensa em curto período de tempo, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente entre o Grande Oeste e parte dos Planaltos. Na tarde e noite, um sistema de baixa pressão se formará sobre a costa do sul do Brasil, espalhando os temporais para as demais regiões do estado.

Nas áreas que compreendem a Grande Florianópolis ao norte e no Vale do Itajaí, a chuva ocorrerá de forma mais isolada, principalmente entre a tarde e a noite, na forma de pancadas com trovoadas. A Defesa Civil alerta para a possibilidade de ocorrências meteorológicas associadas às chuvas, que devem persistir ao longo da semana com volumes significativos.

As temperaturas não devem subir muito devido à cobertura de nuvens, mantendo o ar abafado. As maiores elevações de temperatura estão previstas para o norte do estado e o Vale do Itajaí durante o período da tarde, onde podem ocorrer maiores aberturas de sol. Nessas regiões, os termômetros devem marcar máximas entre 30°C e 34°C.

Os ventos sopram predominantemente de nordeste a noroeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas de 40 a 60 quilômetros por hora, especialmente em áreas elevadas. A agitação marítima, embora diminua ao longo do dia, ainda apresenta picos de ondas próximas a 2 metros no Litoral Sul durante a manhã.

Prefeitura realiza obras na avenida Procópio Gomes a partir desta quinta-feira Anterior

Prefeitura realiza obras na avenida Procópio Gomes a partir desta quinta-feira

Natal de Joinville quer saber sua opinião Próximo

Natal de Joinville quer saber sua opinião

Deixe seu comentário