logo RCN

Santa Catarina tem o carnaval mais seguro do Brasil com queda expressiva na criminalidade

  • Foto: Leo Munhoz / SECOM -

Estado registra reduções históricas em roubos, furtos e importunação sexual durante o período festivo

Santa Catarina reforça sua posição como o estado mais seguro do Brasil, registrando quedas significativas nos índices de criminalidade durante o carnaval. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, houve redução expressiva em crimes como roubo, furto, lesão corporal dolosa, vias de fato e importunação sexual, consolidando um cenário de maior segurança para os foliões catarinenses.

Os números impressionam: comparado a 2024, o estado teve uma queda de 52,6% nos casos de roubo, 43,8% em furtos, 32,3% em lesão corporal dolosa, 42,8% em vias de fato e um expressivo recuo de 73,2% nos casos de importunação sexual. Para o governador Jorginho Mello, esses índices refletem o empenho das forças de segurança e o investimento contínuo em tecnologia e capacitação. “Esses indicadores mostram que a valorização dos nossos policiais, que trabalham arduamente nas ruas, reflete diretamente na proteção da população. Continuaremos investindo em tecnologia, inteligência e capacitação para manter Santa Catarina como referência em Segurança Pública”, afirmou.

A redução no roubo e furto de celulares também foi destaque. O roubo de celulares caiu 62,7% em relação ao ano anterior, registrando apenas 31 casos em 2025 – o menor número dos últimos anos. Para se ter ideia da evolução, foram 103 casos em 2022, 86 em 2023, 83 em 2024 e agora uma drástica redução para 31. Já o furto de celulares apresentou uma queda de 42,1%, totalizando 1.092 ocorrências em 2025, contra 1.885 no ano anterior e 1.193 em 2023.

O secretário de Segurança Pública em exercício, coronel Sinval Santos da Silveira, atribuiu os resultados às operações bem planejadas e à integração das forças policiais. “A redução significativa dos crimes é fruto de operações bem coordenadas entre todas as nossas Forças de Segurança, aliadas ao uso inteligente de dados e recursos. Nosso objetivo foi garantir que os catarinenses aproveitassem esses eventos com tranquilidade”, destacou.

Os dados foram compilados pela Diretoria de Inteligência Estratégica, com a participação da Gerência de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina.

Governo de SC nomeia 48 novos agentes de perícia criminal para reforçar segurança pública Anterior

Governo de SC nomeia 48 novos agentes de perícia criminal para reforçar segurança pública

PRF encerra Operação Carnaval com redução de mortos e feridos Próximo

PRF encerra Operação Carnaval com redução de mortos e feridos

Deixe seu comentário