logo RCN

Tupy tem reconhecimento internacional com tecnologia inovadora

  • Foto: Divulgação -

A multinacional recebeu premiação por desenvolver tecnologia que viabiliza a produção de componentes de ferro fundido com o mesmo peso do alumínio e até 50% menos emissão de CO2

A Tupy, multinacional brasileira, foi reconhecida pela instituição norte americana American Foundry Society, pelo seu artigo científico “Motores pequenos para veículos de passageiros: ferro fundido com o mesmo peso do alumínio”, para receber o Prêmio Howard F. Taylor de 2024. 

O destaque do artigo é a tecnologia inovadora conhecida como “Ultra Light Iron Technology”, que é a combinação da fundição de paredes finas com ligas de alta resistência, que viabiliza a produção de peças estruturais em ferro fundido com o mesmo peso do alumínio.  

A tecnologia já foi aplicada no protótipo Ultra Light Iron Block, bloco de motor especialmente desenvolvido para pequenos motores movidos a gasolina, etanol ou combustíveis sintéticos, bem como aplicações híbridas. Essa iniciativa foi executada em parceria com a empresa de engenharia automotiva Ricardo PLC (Reino Unido) e a SinterCast (Suécia), especializada em tecnologias relacionadas ao ferro fundido vermicular (Compacted Graphite Iron ou CGI).  

A fase de desenvolvimento do projeto foi concluída e a patente depositada em 2022. Entre as vantagens apresentadas nesta tecnologia, na comparação com alumínio, estão: mesmo peso; redução de ruído e vibração; redução de até 50% na emissão do CO2 na produção e a diminuição em 25% de custo.  

Além do reconhecimento internacional, a tecnologia também foi premiada pela Fapesc neste ano. Um prêmio que destaca os esforços das empresas catarinenses na gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), contribuindo para o desenvolvimento do ecossistema de inovação no Estado de Santa Catarina.  


Sobre o Prêmio 

O Prêmio Howard F. Taylor foi criado para reconhecer o artigo apresentado no Congresso Anual AFS Metalcasting que tenha a maior importância técnica de longo alcance para a indústria de metais fundidos. O prêmio destina-se a incentivar a excelência técnica numa indústria que desenvolve os melhores talentos dos seus colaboradores, reconhecendo os esforços da indústria para o futuro. A premiação será entregue para Tupy em abril, quando ocorre o 128º Congresso de Fundição de Metal em Milwaukee, Wisconsin, nos Estados Unidos. 

 

Sobre a TUPY    

Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras em Betim/MG, Joinville/SC e em São Paulo (SP), e, no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais no Brasil, Alemanha, Holanda, Itália e EUA. www.tupy.com.br  

STF marca julgamento de mais 30 réus por atos golpistas de 8/1 Anterior

STF marca julgamento de mais 30 réus por atos golpistas de 8/1

Joinville inaugura Parque de Educação Ambiental Bororós Próximo

Joinville inaugura Parque de Educação Ambiental Bororós

Deixe seu comentário