TRF da 4ª região cassa candidatura de Curi e eleição na OAB/SC terá apenas dois candidatos |
SC tem a maior escultura de madeira do mundo
-
Divulgação - Cainã trabalhou 60 dias para concluir a escultura gigantesca em madeira
A escultura em madeira de um panda medindo 10,80 metros de altura - a maior do gênero no mundo - é o boas-vindas do PZ Ecomall, o novo espaço gastronômico inaugurado oficialmente em Balneário Camboriú na quinta-feira (28). Por detrás do gigantesco monumento e do empreendimento, dois jovens nascidos em Gaspar. O artesão internacional, Cainã Gaertner, que assina o trabalho artístico, e o empreendedor Filipe Pitz, sócio da PZ Empreendimentos. Pitz coloca todo o seu espírito inovador, marca da sua trajetória no mundo dos negócios, no primeiro espaço gastronômico sustentável do Brasil, tendo como sócio o empresário Fabiano Zucco.
O Panda
Cainã Gartner, de 30 anos, dormiu poucas horas para conseguir concluir a maior escultura de madeira do mundo em 60 dias. O projeto, que também dá início a marca PNDA, foi concebido usando apenas serras e parafusadeiras, totalizando cerca de 15 mil pedaços de compensado naval, cortados em pequenos retângulos, de forma abaulada, que são colados um a um para formar os membros, o tronco e a cabeça, e por fim, unidos por uma estrutura interna em ferro. Foram ainda consumidos 50 mil parafusos, 30kg de cola e 45 litros de verniz à prova d'água.
A ideia de construir o boneco veio de uma tradição familiar. Há mais de 30 anos, o avô de Cainã produzia enfeites em madeira para árvores de Natal, que eram vendidos em vários estados. O urso panda ganhava destaque, no topo da árvore. "Eram peças feitas em série, baratas, por isso logo pararam de ser produzidas para dar lugar a outros projetos mais rentáveis", lembra o artista gasparense. A reinvenção veio quase de forma mágica. "Há alguns anos, mexendo nas coisas de família, achei uma caixa com os objetos que tinha, inclusive, sobrevivido a uma grande enchente na região de Gaspar", recorda Cainã. Entre os enfeites, estava o pequeno ursinho panda, que agora ganhou proporção de gigante e virou marca. "A marca PNDA vem para resgatar esse espírito de consciência e de sensibilidade", define o artesão.
Deixe seu comentário