logo RCN

Santa Catarina mantém 40 cidades com abrigos abertos mesmo após trégua das chuvas

  • Foto: ASCOM / Divulgação -

Previsão de novos eventos climáticos reforça recomendação de cautela ao retorno para residências

Santa Catarina continua sob alerta mesmo após uma breve pausa nas chuvas. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), pelo menos 40 cidades ainda mantêm abrigos abertos para acolher a população afetada pelos recentes eventos climáticos.

Desde o dia 14 de novembro, cerca de 67 municípios registraram ocorrências relacionadas às chuvas, elevando para 71 o número de cidades em Situação de Emergência, além de 11 em Calamidade Pública, considerando também os impactos das chuvas ocorridas em outubro.

Rio do Sul lidera a lista, com 21 abrigos ativos, acolhendo aproximadamente 1.659 pessoas. Logo em seguida, Lontras, também no Alto Vale do Itajaí, conta com cinco abrigos em funcionamento, seguida por Irineópolis, no Planalto Norte, que disponibiliza quatro espaços para assistência.

Maria Helena Zimmermann, secretária da SAS, ressaltou o empenho do Governo do Estado no suporte às famílias afetadas pelas chuvas, incentivando doações de alimentos, água, produtos de higiene e colchões. As contribuições podem ser feitas nos batalhões da Polícia Militar em todo o estado e na Secretaria de Estado da Assistência Social em Florianópolis, para distribuição aos municípios mais necessitados.

Entretanto, a Defesa Civil alerta para um novo núcleo de chuvas que se aproxima, com previsão de até 150 milímetros de precipitação entre quarta-feira (22), e quinta-feira (23), na região do Alto Vale do Itajaí. Diante desse cenário, a orientação é que as famílias tenham cautela ao retornar para suas casas, priorizando apenas locais reconhecidamente seguros.

"Compreendemos a urgência de retornar, mas é essencial fazê-lo com segurança, respeitando as recomendações das autoridades", reforça a Defesa Civil de Santa Catarina.

Fapesc seleciona instituição para aumentar competitividade das startups catarinenses no cenário internacional Anterior

Fapesc seleciona instituição para aumentar competitividade das startups catarinenses no cenário internacional

Eixo Copacabana em Joinville atinge 80% de conclusão em obras de drenagem e pavimentação Próximo

Eixo Copacabana em Joinville atinge 80% de conclusão em obras de drenagem e pavimentação

Deixe seu comentário