logo RCN

Proibição de fogos de artifício com barulho é aprovada na Câmara de Joinville

  • Foto: Internet / Divulgação -

Projeto de lei da prefeitura visa proteger a saúde humana e o bem-estar dos animais, recebendo parecer favorável na CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Vereadores de Joinville aprovou, nesta segunda-feira, 25, um parecer favorável ao projeto de lei da prefeitura que proíbe a queima e soltura de fogos de artifício que causem barulho na cidade.

Os sons emitidos pelos fogos de artifício podem atingir níveis extremamente elevados, variando de 150 a 175 decibéis, enquanto o ouvido humano suporta, sem sentir dor, cerca de 120 decibéis a 1.000 Hz, como justifica o projeto de lei. Além de considerar o incômodo causado às pessoas, a proposta visa a proteção dos animais domésticos e silvestres.

A prefeitura argumenta que "os fogos de artifício barulhentos prejudicam sobremaneira a saúde de crianças, idosos e pessoas com deficiência". Além disso, ressalta o impacto negativo que esses artefatos têm sobre pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que possuem hipersensibilidade sensorial ao barulho provocado por fogos de artifício.

O parecer favorável ao projeto na CCJ foi elaborado pelo relator Henrique Deckmann (MDB). O apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) também se manifestou a favor da proposta.

O projeto de lei ainda passará por outras comissões de mérito antes de ser submetido ao plenário para votação. Além disso, uma emenda que proíbe não apenas a soltura, mas também a comercialização de fogos de artifício, será analisada durante o processo legislativo.

Na atual legislação vigente, já é proibido soltar fogos em eventos que envolvam a participação de animais ou em áreas próximas a locais onde se abrigam animais, como em parques públicos, matas ou áreas de preservação permanente, conforme estabelecido pelo Código de Posturas do município.

Período de rematrícula para alunos da educação infantil e fundamental começa em Joinville Anterior

Período de rematrícula para alunos da educação infantil e fundamental começa em Joinville

Curso gratuito de oratória para pequenos empreendedores será realizado em Joinville Próximo

Curso gratuito de oratória para pequenos empreendedores será realizado em Joinville

Deixe seu comentário