Notícia

Prefeitura orienta sobre cuidados em dia de calor intenso

Foto: SECOM PMJ

A Defesa Civil de Joinville acompanha a previsão e os alertas emitidos pela Epagri/Ciram referente à onda de calor que começou a ser sentida em Santa Catarina. Para Joinville, a previsão indica que as temperaturas devem ficar entre 30 e 34 graus, principalmente entre sábado e terça-feira (15 e 18/1).

Para esta sexta-feira (14/1), o calor e a umidade relativa do ar podem provocar temporais isolados no fim do dia. A recomendação para a população é acompanhar a previsão do tempo e os alertas emitidos pela Defesa Civil.

Apesar dos indicativos não apontarem temperaturas próximas aos 40 graus, como está previsto para outras regiões do estado, a região de Joinville pode ter sensação de abafamento devido à combinação de temperatura elevada e umidade.

Cuidados com a saúde

Diante da previsão, o médico Guilherme André Eger, especialista em Família e Comunidade e que atende na Unidade Básica de Saúde da Família Ulysses Guimarães, dá cinco dicas sobre como evitar problemas relacionados ao calor.

- Durante o verão suamos mais, então precisamos ingerir bastante líquido, principalmente água. Muitas vezes a dor de cabeça é um dos primeiros sinais de desidratação e agora, com a pandemia, já se pensa que pode ser Covid-19 ou gripe e, às vezes, é só falta de líquido.

- É importante ter uma alimentação leve, sem gorduras. Alimentação leve é essencial até porque o calor pode diminuir o esvaziamento gástrico e então dar aquela sensação de estômago pesado, às vezes mal estar e tontura.

- Manter a rotina de sono é essencial para a qualidade de vida.

- As pessoas que saem para trabalhar durante períodos de calor mais intenso, devem usar boné, chapéu, sombrinha também é válida, alguma coisa que possa proteger do calor. Não esquecer de usar e reaplicar, sempre que necessário, protetor solar. Se possível, usar roupas resistentes aos raios UVA e UVB.

-  Verão é uma época em que são registrados casos de viroses e intoxicação alimentar. Por isso, dê preferência para água tratada, filtrada ou fervida para evitar doenças como diarreia e quadros virais.

Cuidado com os animais

No caso dos pets, é importante ficar atento quanto a quantidade de água ofertada. É preciso dar água mais de uma vez por dia para manter a hidratação. Também não é indicado colocar roupinhas no verão, ou passear quando a temperatura está alta, já que o calor da calçada, por exemplo, pode causar lesão nas patinhas. Outra orientação é garantir que os animais estejam em locais com ventilação e em ambientes que possam se refrescar.





Jornal do Iririú

Fones: (47) 3025-4832 - 99110-4832 (WhatsApp)

E-mail imprensa@jornalbairros.com.br






Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina