logo RCN

Mudanças na alimentação escolar m Joinville geram polêmica

  • Foto: Internet / Reprodução -

Implementação do novo modelo causa questionamentos e preocupações entre pais e alunos

O início da implementação do novo modelo de merenda na Rede Pública Municipal de Joinville, que teve início nesta segunda-feira (25), tem gerado controvérsias e reclamações nas redes sociais, bem como a indignação de alguns pais.

A principal mudança envolve a empresa que, anteriormente, era responsável apenas pela produção das refeições, passando a assumir também a compra de insumos e a obrigação de prestar contas diariamente à prefeitura sobre a quantidade de pratos servidos. Para facilitar esse processo, cada aluno recebeu um QR Code, que é lido por um tablet antes das refeições.

As escolas de Joinville já começaram a orientar os alunos sobre o novo formato. No entanto, a forma e a mensagem transmitida têm causado divergências. Outra reclamação diz respeito à quantidade de pratos que cada aluno pode pegar. Segundo relatos de pais, a orientação seria de que os alunos poderiam repetir a refeição apenas uma vez.

No entanto, de acordo com a prefeitura, as crianças poderão repetir quantas vezes desejarem. A orientação contradiz o contrato oficial com a empresa vencedora da licitação, a Sepat - Multi Service Ltda, que estipula que cada criança terá acesso a duas refeições por dia. "A contratada deverá disponibilizar, para o aluno que solicitar, apenas uma repetição", afirma o contrato. Esse controle das refeições é justificado pelo método de pagamento do contrato, que é calculado com base na quantidade de pratos servidos.

Para crianças a partir de 4 anos, a proposta é que elas se sirvam no estilo self-service. Isso significa que todas as escolas deverão implementar serviços de buffet para que as próprias crianças se alimentem. De acordo com a nota da prefeitura, durante o momento em que os alunos se servem, "profissionais estão presentes para orientar e mostrar um prato modelo, incentivando o desenvolvimento da autonomia e conhecimento em relação a uma alimentação saudável e balanceada".

Vale lembrar que Joinville é referência no Estado quando se trata de alimentação escolar. Um dos pontos fortes é o estímulo ao consumo de alimentos frescos e locais, além da valorização da cultura local. Joinville sempre valorizou a produção agrícola da região, promovendo parcerias com agricultores locais para abastecer as escolas com ingredientes frescos e saudáveis. Toda essa evolução foi possível graças ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).


Leia a nota da Prefeitura de Joinville na íntegra

“A Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville informa que desde segunda-feira (25/9), a gestão da alimentação escolar passou a funcionar de acordo com modelo anunciado em agosto deste ano. Uma mesma empresa é responsável pela compra de insumos, contratação de profissionais especializados e disponibilização de todos os equipamentos necessários para produzir e servir as refeições aos alunos.

Todo o processo é supervisionado pelas equipes das unidades e da gestão da Secretaria para garantir a qualidade da alimentação escolar.

Cada aluno recebeu uma carteirinha que é apresentada na hora em que ele vai fazer a refeição. Estudantes com a partir de 4 anos de idade são orientados a servirem o próprio prato, colocando as quantidades das comidas que mais gostam de acordo com suas necessidades. Este momento é acompanhado por profissionais que são orientados também a mostrar um prato modelo, para que os alunos desenvolvam, além de autonomia, conhecimento em relação a uma alimentação saudável e balanceada.

Todos os alunos podem repetir a refeição quantas vezes forem necessárias para suprir a sua necessidade nutricional. Casos onde já risco de insegurança alimentar ou qualquer tipo de vulnerabilidade são acompanhados pelas unidades para que seja fornecida alimentação inclusive fora do horário padrão, caso seja necessário.”


Assista ao vídeo sobre o novo modelo de alimentação escolar

Empresa de Joinville é finalista no Prêmio Nacional de Inovação Anterior

Empresa de Joinville é finalista no Prêmio Nacional de Inovação

Bomba da 2ª Guerra Mundial é detonada em Singapura Próximo

Bomba da 2ª Guerra Mundial é detonada em Singapura

Deixe seu comentário