logo RCN

Joinville inaugura Parque de Educação Ambiental Bororós

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Espaço de mais de 460 mil m² oferece estrutura educativa sobre gestão de resíduos e novidades na destinação de lixo na cidade

Nesta sexta-feira (8), a Prefeitura de Joinville, em parceria com a Ambiental, empresa responsável pela gestão de resíduos na cidade, apresentou à comunidade o Parque de Educação Ambiental Bororós. O espaço, com mais de 460 mil m², abrange o aterro sanitário local e oferece uma estrutura completa para educação ambiental, incluindo um auditório, viveiro de mudas, trilhas ecológicas e mirantes para observação das etapas de tratamento de resíduos e compostagem.

O prefeito Adriano Silva destacou a importância do parque para a continuidade da educação ambiental na cidade, visando envolver desde alunos do Ensino Fundamental até universitários na busca por novas tecnologias que transformem resíduos em energia limpa. "Estamos instalando aqui a Unidade de Recuperação Energética (URE), que transforma o resíduo que já virou lixo em energia", afirmou o prefeito.

A inauguração foi possível graças à renovação do contrato com a Ambiental, que prevê investimentos na área. As obras, custeadas pela Tarifa de Limpeza Urbana, totalizaram R$ 3,8 milhões. A gestão do parque é de responsabilidade da empresa.

O Parque Bororós recebe a comunidade para apresentar a gestão de resíduos em Joinville, destacando a importância das estruturas para a saúde pública. A visitação é guiada e pode ser agendada através do telefone (47) 99905-2074.

Além da inauguração do parque, foram anunciados investimentos em educação ambiental, com a instalação de 170 ecopontos em escolas e centros de educação infantil municipais, visando o ensino prático sobre resíduos sólidos.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá, ressaltou que a entrega do parque eleva o patamar de Joinville na destinação final de resíduos sólidos e destacou os investimentos e a beleza da área, convidando a população para conhecer o espaço.


Unidade de recuperação de energia

Um dos grandes anúncios foi o início das obras da Unidade de Recuperação Energética (URE), um investimento de R$ 115 milhões que aproveitará o potencial energético dos resíduos para gerar energia. A URE processará 110 toneladas diárias, representando 25% do total de resíduos da cidade.

Essa inovadora tecnologia, presente em países como Japão, China, Ásia, Europa e América do Norte, será pioneira na América Latina. As licenças ambientais foram emitidas, permitindo o avanço das obras.

Tupy tem reconhecimento internacional com tecnologia inovadora Anterior

Tupy tem reconhecimento internacional com tecnologia inovadora

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Joinville empossa novos representantes Próximo

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Joinville empossa novos representantes

Deixe seu comentário