JOINVILLE DE TODOS OS TEMPOS

JOINVILLE DE TODOS OS TEMPOS: Saiba o que aconteceu entre os dias 18 a 23 de outubro ao longo da história

Foto: facebook/canaldolinguado

18 - Nasce em Tibagi (Paraná), Maurício Xavier, filho de Izulmira e Wenceslau Xavier - 1917. Foi jornalista e Superintendente dos Diários em Santa Catarina, cargo que passou a ocupar em 1951. Foi responsável pela reestruturação do Jornal de Joinville. Faleceu em Blumenau, dia 17 de abril de 1973. Cumprindo uma vontade expressa sua, seu corpo foi enterrado na cidade de Itajaí.

18 - Um fato inusitado desperta a atenção de pessoas que cruzaram a ponte que liga a avenida Hermann August Lepper à avenida Albano Schulz - 1999. Pela manhã, as águas do rio Cachoeira apresentavam uma coloração roxa e, no fim da tarde, estavam esverdeadas. A FATMA - Fundação de Amparo à Tecnologia e Meio Ambiente, identificou a origem, mas não divulgou o nome da empresa poluidora. Limitou-se a informar que se tratava de uma grande indústria têxtil.

19 - O 15º Festival Escolar de Dança reúne 1.500 crianças e adolescentes de 44 escolas no Ginásio Ivan Rodrigues - 2006. Grupos de dança de escolas públicas e particulares de Joinville disputaram as modalidades de jazz, dança de rua, dança popular e livre. Promoção da Felej
- Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville.

19 - Joinville conquista o título dos Parajasc - Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina - 2019. A  equipe joinvilense, que participou da competição em  Caçador, no Meio Oeste, contou com a presença de 228  pessoas, entre atletas, técnicos, equipe de apoio e coordenadores.
20 - Ottokar Doerffel chega à Colônia Dona Francisca (atual Joinville) aos 36 anos. Trabalhou como jornalista, cronista e matemático - 1854.

20 - A conhecida Casa Krüger, em Pirabeiraba é transformada em ponto de informações turísticas - 2002. A construção do século 19 passou por reformas, preservando as características originais como a madeira do assoalho e as pinturas das paredes com desenhos cheios de detalhes.

20 - O 62º Batalhão de Infantaria comemora o centenário da chegada da unidade militar a Joinville -2018.

21 - Concluído o aterro do canal sul, ligando a ilha do Linguado à ilha de São Francisco do Sul - 1935. Para a conclusão da obra, foram necessários 18 meses do trabalho de 400 homens, que colocaram ali cerca de 60.000 metros cúbicos de pedras, de acordo com registros da época. Essa estimativa é passível de confirmação ainda hoje, pela cava deixada na pedreira.

21 - Em sessão presidida inicialmente pelo vereador Fábio Dalonso e depois pelo vereador Zulmar Valverde, a Câmara Municipal aprovou a Moção n. 442 - 2008, de autoria do vereador Osmari Fritz, apresentando congratulações à equipe do Jornal do Iririú, pelo transcurso de seu 11º aniversário de fundação/2008. "Pensamentos geram palavras. Palavras geram ações. Ações produzem hábitos. Hábitos moldam o caráter. Caráter define destinos. Os 11 anos de serviços prestados à comunidade  pelo Jornal do Iririú geraram pensamentos e ações. Seus artigos criam hábitos e moldam o caráter da cidadania e definem valores postulados pela ética", disse o autor em sua justificativa e considerações.

21 - A sede da Sociedade Mildau, na Estrada Mildau, distrito de Pirabeiraba, é adquirida em leilão pela Cooperativa dos Produtores Agroecológicos da Região de Joinville - 2013. Desde então, a Festa do Pato e a Festa do Cará, eventos anuais e tradicionais mantidos pela sociedade, deixaram de ser realizados.

22 - A Escola Municipal Adolpho Bartsch, em Pirabeiraba, inaugura o Sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica e se torna a primeira escola municipal do país com energia elétrica autossuficiente - 2019. A unidade de ensino foi, mais uma vez, destaque nacional depois de ser classificada pelo IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - como a melhor escola do Sul do Brasil

23 - Joinvilenses votam contra a proibição do comércio de armas - 2005. Nossa cidade foi uma das últimas a concluir a apuração de votos no estado. No total, 176.055 votos foram contrários à proibição da venda de armas e 78.723 favoráveis à proibição. Votos brancos e nulos somaram 6.347 e 46.801 eleitores deixaram de votar.

Jornal do Iririú/

A Escola Municipal Adolpho Bartsch, de Pirabeiraba, é citada pelo jornal Folha de São Paulo, por alcançar o topo do ANA - Avaliação Nacional da Alfabetização. Foto: Jornal dos Bairros de Joinville/ Arquivo.

facebook/canaldolinguado/

O aterro do linguado exigiu 18 meses do trabalho de 400 homens, que colocaram ali cerca de 60.000 metros cúbicos de pedras, de acordo com registros da época. Essa estimativa é passível de confirmação ainda hoje, pela cava deixada na pedreira.

Conhecer o lugar em que se vive é fundamental para entender a sua própria história.
Informações aqui contidas foram extraídas do livro JOINVILLE de todos os tempos, em breve nas livrarias.
 


Ary Silveira de Souza - Editor do JI Online











Jornal do Iririú

Fones: (47) 3025-4832 - 99110-4832 (WhatsApp)

E-mail imprensa@jornalbairros.com.br






Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina