Notícia

Exposição de cerâmica abre a Semana Nacional dos Museus em Joinville

Foto: SECOM PMJ

Inicia neste sábado (14/5) a programação da Semana Nacional de Museus em Joinville. Na data, o público vai poder conferir a abertura da exposição "Revoadas de Outono" nos jardins do Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC). No domingo (15) está marcada uma visita guiada ao Cemitério do Imigrante. A programação continua no restante do mês com atividades como mesas redonda e vivências artísticas. As ações ocorrem também no Museu de Arte de Joinville (MAJ) e na Universidade da Região de Joinville (Univille).

De acordo com a gerente de Patrimônio e Museus da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Roberta Meyer, a participação dos espaços de memória e cultural do município neste evento reforça o compromisso da gestão pública com os museus.

"Fazer parte da Semana de Museus nos conecta com um movimento nacional e internacional e é um momento de todas as instituições discutirem as missões, a função social dos museus e, especialmente, nos aproximarmos das nossas comunidades", pontua a gestora.

Este ano a Semana Nacional dos Museus, que celebra a vigésima edição, tem como temática "O Poder dos Museus". A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) vinculado ao Ministério do Turismo, do Governo Federal.

Natureza em exposição

Duas vezes ao ano, na primavera e no outono, os passarinhos de cerâmica pousam nos espaços culturais de Joinville. Desta vez, os jardins do Museu Nacional de Imigração e Colonização foram os escolhidos para sediar a sexta edição da exposição coletiva "Revoadas de Outono".

A abertura oficial ocorre neste sábado (14/5) às 11h. Nesta estação, participam da intervenção artística 22 ceramistas. Entre os trabalhos estão, além dos pássaros, outros elementos da natureza como flores e folhas. A iniciativa ocupou em anos anteriores os jardins do Museu de Arte de Joinville (MAJ) e do Museu Casa Fritz Alt.

Neste ano, a exposição poderá ser visitada até 12 de junho, de terça a domingo, das 10h às 16h. Entrada gratuita.

Vida, história e memória

E no domingo (15/5), o público vai poder participar de uma visita guiada pelo Cemitério do Imigrante de Joinville, localizado na rua XV de Novembro. O visitante poderá conferir um pouco da história do município a partir da trajetória das figuras públicas que estão sepultadas no local. São aproximadamente 490 sepulturas e dois mil sepultados. As visitas são gratuitas e vão ocorrer das 15h às 17h. Não é necessário fazer agendamento prévio.

Programação da 20ª Semana Nacional dos Museus em Joinville

14/05 (sábado) | 11h
O que: Abertura da Exposição - 6 ª Edição Revoadas de Outono - Arte Cerâmica em Foco
Local: Jardim do Museu Nacional de Imigração e Colonização MNIC
Rua: Rio Branco, 229

15/05 (domingo) | 15h às 17h
O que: Visita guiada ao Cemitério do Imigrante de Joinville
Local: Cemitério do Imigrante de Joinville
Rua XV de Novembro, 1000

17/05 (terça-feira) | 9h - duração máxima de 90 minutos
O que: Mesa redonda - A pesquisa como instrumento de poder dos museus - o caso do Sambaqui Cubatão I - Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville
Local: Evento virtual transmitido pelo canal do YouTube do Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC

20/05 (sexta-feira)  | 14h30 às 16h30 (sala A-306) e 19h às 21h (sala A-305)
O que: Mesa redonda: Museu Casa Fritz Alt: uma discussão sobre seus 50 anos e sua representação na preservação do Patrimônio Cultural para a sociedade de Joinville. Local: Universidade da Região de Joinville - Univille.

21/05 (sábado)  | 10h às 16h
O que: Reabertura do atendimento da Biblioteca Harry Laus
Local: Museu de Arte de Joinville - Rua XV de Novembro, 1400

21/05 (sábado)  | 14h às 16h
O que: Encontro de desenho Botânica no Acervo do MAJ
Local: Museu de Arte de Joinville - Rua XV de Novembro, 1400

21/05 (sábado) | 10h às 16h
O quê: Vivência artística para crianças no Porão do MAJ
Local: Museu de Arte de Joinville - Rua XV de Novembro, 1400

21/05 (sábado) | 10h às 18h
O que: Feira Jardim Criativo
Local: Museu de Arte de Joinville - Rua XV de Novembro, 1400





Jornal do Iririú

Fones: (47) 3025-4832 - 99110-4832 (WhatsApp)

E-mail imprensa@jornalbairros.com.br






Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina