logo RCN

Enem 2023: Santa Catarina tem 32% de abstenção no segundo dia de provas

  • Foto: Divulgação -

Número de faltosos no exame em Santa Catarina é semelhante à média nacional

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 registrou um índice de abstenção de 32%, um aumento leve em relação ao primeiro dia, que apresentou uma taxa de 28,1%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, por volta das 22h.

Em Santa Catarina, a abstenção no segundo dia foi de 31,78%, um percentual próximo à média nacional. No primeiro dia, o estado havia registrado uma taxa de 26,4%. Em termos absolutos, 28,7 mil alunos inscritos para o segundo dia de provas no estado não compareceram, de um total de 90,5 mil inscritos para o Enem 2023 em cidades catarinenses.

Comparando com o segundo dia de provas do ano anterior, a abstenção nacional também é maior. Em 2022, o Brasil teve uma taxa de 31,2% de candidatos ausentes no segundo dia do Enem.

O ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista coletiva, destacou que variações na abstenção são esperadas historicamente, sendo influenciadas por fatores como o desempenho dos estudantes no primeiro dia de avaliações. Ele mencionou que a pasta planeja promover campanhas nos próximos anos para reduzir essas ausências.

Além das abstenções, o segundo dia de provas do Enem 2023 teve 2.217 eliminações de alunos por ocorrências como uso de equipamentos eletrônicos e aparelhos que emitiram som durante o exame. No primeiro domingo de provas, esse número havia sido de 4.293 candidatos excluídos por motivos similares. Os problemas logísticos, como emergências médicas e interrupções pontuais de energia, totalizaram 859 neste domingo, enquanto no primeiro dia de provas foram registrados 905 casos desse tipo.

Sisu vai aplicar novas regras de cotas a partir da próxima edição Anterior

Sisu vai aplicar novas regras de cotas a partir da próxima edição

Peças com mais de 20 toneladas começam a ser instaladas na Ponte do Quiriri Próximo

Peças com mais de 20 toneladas começam a ser instaladas na Ponte do Quiriri

Deixe seu comentário