logo RCN

Celesc e Governo do Estado inauguram nova subestação em Joinville

  • Foto: Divulgação -

Investimento de R$ 51,2 milhões beneficiará diretamente 20 mil unidades consumidoras e prepara a cidade para futuros empreendimentos

A população de Joinville celebra a inauguração da nova subestação da Celesc, que representa um investimento expressivo de R$ 51,2 milhões e promete fortalecer significativamente a infraestrutura energética da região. A unidade entrará em operação imediatamente, beneficiando diretamente 20 mil unidades consumidoras nos bairros Boa Vista, Centro, Guanabara, Bucarein e Comasa, além de impactar positivamente mais de 85 mil moradores de áreas adjacentes, como Iririu, Jardim Iririu, Espinheiros, Floresta, Anita Garibaldi, Paranguamirim, Jarivatuba, Ademar Garcia e Ulysses Guimarães.

Durante a cerimônia de inauguração, o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, enfatizou a importância estratégica da obra para a cidade. Ele ressaltou que a construção de subestações e linhas de distribuição é parte de um planejamento de curto, médio e longo prazos, com a inauguração sendo um passo fundamental para garantir a infraestrutura necessária ao recebimento de novos empreendimentos e manutenção da alta qualidade de vida para a população.

"Obras de Subestações e Linhas de Distribuição são obras estruturantes e seu planejamento começa entre 5 e 10 anos antes de sua implantação. Essa inauguração é mais um passo importante do Governo do Estado e da Celesc que garante a infraestrutura necessária para que Joinville receba novos empreendimentos e continue oferecendo uma alta qualidade de vida à população, já que vai proporcionar mais segurança energética, garantindo ainda mais eficiência e estabilidade ao fornecimento de energia elétrica", afirmou o presidente Tarcísio.

A nova subestação, conectada ao Sistema Elétrico de Potência da Celesc Distribuição, possui um transformador 138/69kV de 66,6MVA e um transformador 138/13,8kV de 26,67MVA, totalizando 93MVA de potência instalada. Essa infraestrutura não apenas aliviará a carga demandada do sistema de 69kV da região, mas também evitará o esgotamento da SE Joinville III, eliminando o risco de sobrecarga no sistema de 69kV da região de Joinville e permitindo a expansão futura.

O governador Jorginho Mello destacou a importância da subestação para o desenvolvimento de Santa Catarina: "Obras como essa são essenciais para assegurar a melhoria na qualidade de vida da população, além de garantir a geração de mais empregos e renda. Estamos preparando Joinville, a região e o Estado para o futuro, para que novos investimentos venham com toda a segurança energética necessária." .

Aeroporto de Florianópolis se consolida como como porta de entrada de cargas em SC Anterior

Aeroporto de Florianópolis se consolida como como porta de entrada de cargas em SC

Joinville recebe selo prata por excelência em transparência na gestão municipal Próximo

Joinville recebe selo prata por excelência em transparência na gestão municipal

Deixe seu comentário