logo RCN

Câmeras de monitoramento em Joinville auxiliam a Defesa Civil em ações climáticas

  • Foto: Secom / Divulgação -

Programa Joinville Sempre Alerta permite monitoramento em tempo real das condições climáticas e áreas de alagamento

As 1,7 mil câmeras de monitoramento instaladas pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), têm desempenhado um papel crucial não apenas na segurança da cidade, mas também nas ações da Defesa Civil relacionadas às condições climáticas.

Graças ao Programa Joinville Sempre Alerta, as câmeras permitem que a Defesa Civil monitore em tempo real o nível dos rios em todos os pontos da cidade e acompanhe de perto as áreas de alagamento, incluindo o centro de Joinville.

O secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo, destacou a importância dessa tecnologia: "É um avanço muito grande. Hoje, é muito mais fácil realizar esse trabalho. Antes, era preciso enviar as equipes a campo. A economia de esforço e logística que essa tecnologia nos trouxe é gigantesca. É a multifunção das câmeras de monitoramento, que atuam tanto na segurança como no trabalho da Defesa Civil."

Anualmente, a Prefeitura de Joinville investe R$ 1,2 milhão no serviço de câmeras do Programa Joinville Sempre Alerta. Além de beneficiar a Defesa Civil, as câmeras também aumentaram a eficiência da Rota Segura, que indica o caminho para sair das áreas sujeitas a alagamentos durante fortes chuvas.

Maiko Richter, gerente da Defesa Civil de Joinville, explicou como as câmeras contribuem para a Rota Segura: "Com as câmeras e as ligações que recebemos, podemos fechar os pontos de alagamento, para as pessoas se deslocarem pela Rota Segura, com o auxílio das placas e dos agentes do Departamento de Trânsito (Detrans)."

As informações fornecidas em tempo real pelas câmeras também desempenham um papel importante no Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon), ajudando nas tomadas de decisão e nas comunicações com a população. Além da Seprot e da Defesa Civil, o Plancon envolve diversas secretarias municipais e outros órgãos, garantindo uma resposta coordenada a situações de emergência.

Em situações de alerta, como o recente Alerta Laranja, a Secretaria de Assistência Social (SAS) e a Educação já estavam preparadas para montar abrigos temporários, caso fosse necessário. A SAS também fornece alimentação para as pessoas abrigadas, podendo contar com o apoio do Restaurante Popular, de acordo com a diretora executiva da SAS, Valquiria Forster.

As ações coordenadas entre diversos órgãos e o uso eficaz das câmeras de monitoramento têm sido fundamentais para a segurança e o bem-estar da população de Joinville em situações climáticas adversas.

Celesc apresenta programa de incentivos fiscais para cultura e esporte em Joinville Anterior

Celesc apresenta programa de incentivos fiscais para cultura e esporte em Joinville

Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da rede estadual reúne trabalhos que contribuem com uma rotina sustentável Próximo

Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da rede estadual reúne trabalhos que contribuem com uma rotina sustentável

Deixe seu comentário