logo RCN

Após 13 anos, Santa Catarina sedia final nacional de maratona de programação

  • Foto: ASCOM / Fapec -

Chapecó sediará a 28ª Final Brasileira da Maratona SBC de Programação

O estado de Santa Catarina terá a honra de receber, nos dias 19, 20 e 21 de outubro, a 28ª Final Brasileira da Maratona SBC de Programação, um prestigiado evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação. Chapecó foi escolhida como o palco para a última etapa da competição, que contará com a participação das 65 melhores equipes do Brasil, compostas por 195 competidores, 65 professores e 20 organizadores. O retorno da final da Maratona a Santa Catarina ocorre após um intervalo de 13 anos, quando a cidade de Joinville recebeu a última fase do evento em 2010. A final do evento tem o apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O diretor da final da Maratona, o professor Tiago Zonta, destaca que o evento é uma tradição que teve início em 1996, nascendo das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do International Collegiate Programming Contest, também conhecido como Competição Internacional de Programação para Universitários. Este torneio é parte da regional sul-americana do concurso.

Zonta ressalta a magnitude da Maratona SBC, que é considerada a maior competição da área da Computação no mundo. Neste ano, participarão aproximadamente 800 equipes, representando 200 universidades, envolvendo cerca de três mil pessoas. Ele enfatiza que a escolha de Chapecó como sede da final consolida o momento de destaque da região em ações relacionadas ao empreendedorismo, inovação e tecnologia.

A final da Maratona SBC em Santa Catarina está sendo organizada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), com apoio institucional da Fapesc e colaboração do Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), vinculado à Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), do Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da Associação Empresarial de Chapecó (Acic), da Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Prefeitura de Chapecó.

União Europeia veta entrada de turistas brasileiros com visto de residência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Anterior

União Europeia veta entrada de turistas brasileiros com visto de residência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Joinville recebe segundo acelerador linear no Hospital Municipal São José Próximo

Joinville recebe segundo acelerador linear no Hospital Municipal São José

Deixe seu comentário