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Alimentação escolar: Prefeitura de Joinville certifica que crianças não terão limite de repetição

  • Foto: Secom / Divulgação -

Desde segunda-feira (25), a Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville está monitorando constantemente a transição no sistema de alimentação escolar para realizar melhorias necessárias e garantir a eficiência da operação

Desde a última segunda-feira (25), a administração da Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville tem acompanhado de perto a implementação da mudança no sistema de alimentação escolar para realizar as melhorias necessárias e garantir a eficiência da operação.

Um grupo de trabalho foi formado para coordenar a gestão da transição, e diversas ações estão sendo tomadas diariamente para monitorar e aprimorar o novo modelo de alimentação escolar. Entre essas ações, incluem-se o estabelecimento de contato contínuo com a responsável pelo serviço, uma pesquisa online com as unidades de ensino para avaliar o andamento da operação e visitas técnicas às escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs).

Nesta quarta-feira (27), terceiro dia de operação do novo modelo, uma reunião online foi realizada entre os gestores da Secretaria de Educação e as direções das unidades de ensino. Durante a reunião, foram reforçadas as orientações que já haviam sido transmitidas, dúvidas foram esclarecidas e experiências foram compartilhadas entre as unidades.

O secretário de Educação, Diego Calegari, enfatizou o compromisso da equipe em trabalhar em colaboração com a empresa e os gestores das unidades para fazer os ajustes necessários que possam estar afetando a operação. Além disso, ele destacou que um comunicado oficial foi enviado às famílias para esclarecer dúvidas e enfatizar a disponibilidade da Ouvidoria como um canal de contato.

O acompanhamento constante da situação em todas as frentes (empresa, unidades de ensino e famílias) continuará durante toda a fase de adaptação. Além disso, as avaliações de qualidade e atendimento feitas pelas escolas e CEIs, conforme estipulado no contrato, serão conduzidas de forma contínua.


Perguntas e respostas


Como foi escolhida a empresa que está prestando serviço de merenda?

A definição foi por meio de processo de licitação. A vencedora da concorrência foi a mesma empresa que já atuava nas unidades da Rede Municipal de Ensino. Agora, além de produzir nas Escolas e CEIs e distribuir a merenda, esta empresa também atende às necessidades logísticas, como a compra da maior parte dos alimentos.

Como funciona a carteirinha de identificação para receber a alimentação?

Os alunos ganharam uma carteirinha para ser apresentada antes da refeição. Caso esqueça, o aluno deve informar ao responsável por acompanhar a alimentação. Nenhum aluno ficará sem comer por não portar a carteirinha. Com essas informações, será possível planejar de forma mais eficiente a compras de alimentos, além de respeitar as possíveis especificidades de crianças com restrições alimentares, por exemplo.

É permitido repetir a merenda?

Sim, o aluno pode repetir a merenda. Para fins de contrato, ou seja, para poder ter uma dimensão inicial de quanto alimento seria necessário em todas as 167 unidades, foi considerado um prato mais uma repetição para cada aluno. Como essa é apenas uma média de cálculo, o aluno que desejar poderá repetir até suprir sua necessidade alimentar.

Muda alguma coisa para quem prefere levar lanche de casa?

Não. Nestes casos, a situação continua da mesma forma.

Como relatar alguma situação envolvendo a merenda?

Toda situação envolvendo a alimentação escolar pode ser relatada oficialmente por meio da Ouvidoria da Prefeitura, usando o aplicativo Joinville Fácil, o nosso site ou o telefone 156 entre 8h e 14h de dias úteis. Os registros relacionados com a situação da merenda serão tratados com prioridade.

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