A SEMANA NA HISTÓRIA DE JOINVILLE

A SEMANA NA HISTÓRIA DE JOINVILLE - Um elo entre o passado distante e o passado recente

Foto: Caxienses Fanáticos/ Arquivo
Caxias Futebol Clube, equipe bicampeã estadual (1954/1955). Em pé: Juca, Puccini, Ivo Meyer, Arno Hoppe, Hélio e Joel. Agachados: Filo, Boca, Cleuson, Didi e Carioca.

Da redação - 11/10/21 - 7h56 - Ary Silveira de Souza - Fatos importantes ocorridos na cidade durante todas as fases de seu desenvolvimento - período de 11 a 17 de outubro.

11/10/2003 -  - O pescador Mário Kreutzfeld (Marinho), natural da Ilha do Mel, morador do bairro Espinheiros, juntamente com o filho Alexandre, 18 anos, capturam na rede um badejo de 48 quilos. Todos os dias, Marinho e Alexandre deixam a Ilha e se dirigem ao mar, de onde retiram grandes quantidades de peixes que abastecem peixarias.

11/10/2005  - Rodrigo Bornholdt assume o cargo de prefeito pela quarta vez. O vice assumiu em decorrência da viagem do titular engenheiro Marco Antônio Tebaldi à China, acompanhando comitiva do governador Luiz Henrique da Silveira.

11/10/2010   - Lei Complementar n. 318 -  Lei de Estruturação Territorial define o novo limite do Perímetro Urbano e o Macrozoneamento do Município.

11/10/2018 -  - Morre Celso Martins da Silveira, jornalista e historiador, conhecido profissionalmente como Cel[1]so Martins, em Florianópolis.. Atuante na imprensa catarinense desde o início dos anos 70, Celso trabalhou nos jornais A Gazeta, O Estado (matriz em Florianópolis e Sucursal de Joinville), Jornal de Santa Catarina e A Notícia. Escreveu vários livros, com destaque para "Aninha que virou Anita", sobre Anita Garibaldi, a heroína de Laguna.

12/10/1920  - Fundação do Caxias Futebol Clube. A reunião de fundação ocorreu na residência da família Marquardt e contou com a presença de Antônio Vian, Armandos Paul, Edgar Schneider, Felipe Zattar, Genoviano Rodrigues, Jaser Vieira, Joaquim das Neves, João Lorenzi, Osvaldo Marquardt, Paulo Kock e Rigoletto Conti. O nome do clube foi uma homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias e Patrono do Exército Brasileiro.

Seu primeiro presidente foi Osvaldo Marquardt. Em 29 de janeiro de 1976, a partir da união dos departamentos de futebol do América e do Caxias, os dois clubes profissionais da cidade, tradicionais adversários do futebol, começou a história do JEC - Joinville Esporte Clube.

12/10/1930 -  - Nasce em Florianópolis, Pedro Ivo Figueiredo de Campos, filho de Emanuel Pereira de Campos e de Florisbela de Souza. Fez os estudos primários no Grupo Escolar Silveira de Souza e concluiu o curso ginasial em 1946, também na capital. Em 1947, matriculou-se na Escola Preparatória de Cadetes de Porto Alegre, onde "sentou praça" em maio de 1947. No ano seguinte, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras, da qual saiu aspirante a oficial de infantaria em novembro de 1952. Segundo tenente em julho de 1953, primeiro tenente em junho de 1954 e capitão em agosto de 1957, foi, mais tarde, reformado na patente de coronel.

Faleceu em Florianópolis no dia 27 de fevereiro de 1990. O vice-governador Casildo Maldaner foi efetivado no cargo. Era casado com Marisa Lobo Campos, com quem teve quatro filhas.
Em 1982, durante o exercício do mandato, foi vice- líder da bancada do PMDB na Câmara. Em novembro daquele ano, disputou por uma cadeira no Senado, pelo estado de Santa Catarina, mas foi derrotado pelo candidato governista Jorge Bornhausen (1979-1982), do Partido Democrático Social (PDS). No pleito de novembro de 1982 daquele ano, marcado pela divisão das principais forças políticas de Santa Catarina, então representadas pelas candidaturas de Vilson Kleinübing, do Partido da Frente Liberal (PFL), e de Amílcar Gazaniga, do Partido Democrático Social (PDS), Pedro Ivo elegeu-se governador, tendo como vice o também peemedebista Casildo Maldaner. Ao longo de todo o seu mandato, presidiu o diretório regional do partido.

Em 1968, candidatou-se à prefeitura de Joinville na legenda do MDB, tendo sido derrotado por 46 votos. Dois anos depois, no pleito de novembro de 1970, elegeu-se deputado federal por Santa Catarina com cerca de 40 mil votos. Em novembro de 1972, candidatou-se novamente à prefeitura de Joinville, contra três candidatos da Aliança Renovadora Nacional (Arena). Ainda assim, elegeu-se com 11 mil votos a mais que os três adversários reunidos.

Elegeu-se deputado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em novembro de 1966, na legenda do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar, assumindo o mandato em fevereiro do ano seguinte. Foi presidente do diretório municipal do partido em Joinville.

13/10/2019 - Morre, aos 61 anos, Marco Antônio Tebaldi. Engenheiro, ex-prefeito de Joinville e deputado federal. Nasceu em 31 de janeiro de 1958, em Erechim (RS).

15/10/1864 - Casamento do príncipe francês Gastão de Orléans, o conde d'Eu, com a princesa Isabel - 1864. Em 1864, quatro anos depois de ter prestado juramento sole[1]ne como princesa imperial do Brasil perante as Câmaras, no Rio de Janeiro, conforme previa a Constituição do Império, a herdeira do trono brasileiro, princesa Isabel, então com 18 anos, uniu-se ao príncipe francês Gastão de Orléans, o conde d'Eu, de 22 anos. Apesar de ter sido um casamento arranjado por interesses políticos, como era comum entre a nobreza da época, os dois logo se apaixonaram. Pelo menos é o que garante a historiadora Mary del Priore.
Em memória do príncipe francês, o cais do rio Cachoeira entre o prédio do moinho e o Mercado Público foi denominado "Conde d'Eu".

1510/1971 - Falece em Joinville a professora Anna Maria Harger. Nascida em 1892, na Colônia de Santa Isabel, na grande Florianópolis, era filha do pastor João Harger, um homem culto, que falava vários idiomas e que veio da Alemanha para o Brasil ainda solteiro, para educar os filhos do empresário Carl Hoepcke, em Florianópolis.

Na mesma época, um acordo com a Comunidade Luterana permitiu que a professora assumisse o patrimônio físico do Deutsche Schule, na rua Princesa Isabel e transferisse para lá, em 1939, o Instituto Bom Jesus. A diretoria conseguiu, em 1942, a inspeção federal do edifício reformado da Princesa Isabel, cujo processo se arrastava desde 1939. Após a inspeção, a escola passou a funcionar com o nome de Colégio Bom Jesus.
Nessa época, o Instituto Bom Jesus passava por problemas, como o fechamento do curso primário, e inquéritos contra a escola e professores. Nessa época, Anna Maria Harger ficou famosa por escrever uma carta solicitando a reabertura do curso e por entregá-la diretamente ao presidente Getúlio Vargas.

Em 1938, ocorreu o fechamento da Deutsche Schule (Escola Alemã), logo depois da assinatura de decreto pelo governo Federal estabelecendo a campanha de nacionalização do ensino.
Em 1946, o Instituto funcionava na Travessa Mato Grosso, entre as ruas 15 de Novembro e 9 de Março, e tinha 80 internos.

A escola prosperou e a professora ampliou as atividades com a criação da Escola Prática de Comércio, do Instituto Bom Jesus. A escola foi oficializada em 1931 e formou sua primeira turma em 1933. Mais tarde, teve um internato para alunos de outras cidades

Abriu a Escola Remington Official, na rua do Príncipe, onde hoje fica o edifício Manchester. A Remington mantinha cursos de contabilidade, escritório mercantil, cálculo e correpondência comercial, datilografia, taquigrafia, português, francês, inglês e alemão.

A jovem, que começou sua formação em casa com os pais, se formou professora em 1913, na capital Catarinense. Depois foi para a Escola Berlitz, especializada em idiomas no Rio, onde também se formou em contadora. Chegou sozinha a Joinville em 1926, quando a cidade comemorava 75 anos de fundação.
Depois de estabelecido mandou buscar a noiva na Alemanha. Quando os filhos de Hoepcke terminaram os seus estudos, em reconhecimento a João Harger, Hoepcke financiou os estudos de Anna Maria em Florianópolis e Rio de Janeiro.

15/10/2006  - Escola do bairro Jardim Paraíso sofre o quinto arrombamento no mesmo ano. Na madrugada do dia 15 de outubro, um grupo formado por 17 pessoas, entre elas, cinco menores, foram detidos quando tentavam arrombar a porta da despensa da Escola de Ensino Médio Nagib Zattar, no bairro Jardim Paraíso. O prédio era utilizado pela Escola Municipal Dr. Hans Dieter Schmidt, no período matutino. Foi a quinta vez que a escola foi arrombada naquele ano.

15/10/2017  - Ginasta joinvilense conquista bronze em Pan-Americano nos Estados Unidos.  A Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica conquistou o terceiro lugar por equipes no Pan-Americano, realizado em Daytona Beach, nos Estados Unidos. A joinvilense Mariany Miyamoto, de 16 anos, integrou a equipe adulta na competição ao lado de Natália, Bárbara e Karine Walter. O ouro acabou com os EUA e a prata foi para o México. Mariany Miyamoto foi a sétima colocada entre as 27 participantes na apresentação com a bola e terminou a final na oitava colocação individual. Este foi mais um resultado expressivo da ginasta joinvilense, que já havia conquistado destaque no Sul-Americano, na Bolívia, em setembro.

16/10/2008 - A prefeitura publica a Lei n. 6.327, consumando a transferência do bairro Itoupava-açu que passa a pertencer ao município de Schroeder. A providência atende o que determina a Lei estadual n. 13.993, de 20 de março de 2007. Face à distância da sede, a prefeitura de Joinville enfrentava dificuldades para a manutenção de estradas, escola e posto de saúde, principalmente. Rico em recursos hídricos, Itoupava-açu, a comunidade recebia atendimento da prefeitura de Schroeder.

16 /10/1998  - Morre o empresário Wittich Freitag, fundador da Consul, Embraco e de outras empresas - 1998. Foi vereador, deputado estadual e por duas vezes prefeito de Joinville. Nasceu em Blumenau em 7 de julho de 1922.

16/10/2009  - Com investimento de R$ 877 mil, começaram as obras que resultaram na entrega das 11 primeiras unidades residenciais que englobam o programa "Minha Casa, Minha Vida", lançado no início do ano pelo Go[1]verno Federal.. As residências serão localizadas junto ao Conjunto Habitacional Dom Gregório Warmeling II, contendo 58,38 metros quadrados, compostas de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

A assinatura dos primeiros contratos aconteceu na sede da Secretaria de Habitação, com a presença do prefeito Carlito Merss, do presidente da Câmara Municipal Sandro Silva, do secretário da Habitação Alsione Gomes de Oliveira Filho e do diretor da Roma Construção e Incorporação, empresa responsável pela construção das 11 unidades.
16/10/020  - A jornalista, pesquisadora e escritora Maria Cristina Dias assume a presidência da nova diretoria da AJL - Academia Joinvilense de Letras. Completam a diretoria os escritores Ronald Fiúza, David Gonçalves, Nelci Sabel e Else Sant'Anna Brum. É a primeira mulher a presidir a AJL.

16/10/2020  - O terceiro Festival de Bandas e Fanfarras reúne músicos de 13 escolas de Joinville e bandas do 62º Batalhão de Infantaria e do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Realizado no Ginásio Poliesportivo do SESC, o evento objetivou divulgar a tradição das bandas escolares e fomentar a cultura musical na sociedade. 

17/10/2017  - A prefeitura inaugura a primeira ciclorrota de Joinville. Ciclorrotas foram instaladas em ruas com tráfego de baixa velocidade, e que, por isso, podem ser compartilhadas com ciclistas, sem separação física. As primeiras vias contempladas foram: parte da Quinze de Novembro (trecho entre a rua do Príncipe até a Dona Francisca), parte da rua do Príncipe (da rua Quinze até a Marinho Lobo) e rua Rio Branco (trecho Marinho Lobo até a Nove de Março).

17/10/2004 -  Concertos de música clássica, apresentação de bandas típicas, corais, danças e gastronomia germânica, foram algumas das atrações da Frühlingsfest (Festa da Primavera), promovida pela Sociedade Cultural Alemã de Joinville, na Sociedade Cultural Lírica em 17 e 18 de outubro.

Com informações do livro JOINVILLE de todos os tempos, em breve nas livrarias. Nova postagem na próxima segunda-feira, dia 18.










 









Jornal do Iririú

Fones: (47) 3025-4832 - 99110-4832 (WhatsApp)

E-mail imprensa@jornalbairros.com.br






Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina