logo RCN

Joinville é segunda cidade brasileira a aderir ao Projeto Cidade Amiga da Pessoa com Asma e promove mutirão de atendimentos

  • Foto: Prefeitura de Joinville/ Divulgação -

A asma é uma condição crônica que afeta milhões de brasileiros e impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas. Com o objetivo de qualificar ainda mais o atendimento para a pessoa com asma, Joinville aderiu ao Projeto Cidade Amiga da Pessoa com Asma, tornando-se a segunda cidade brasileira a participar da iniciativa piloto.

Este projeto é uma iniciativa do Grupo Internacional de Cuidados Primários Respiratórios (IPCRG), entidade internacional criada na Escócia vinculada à Faculdade de Medicina do ABC. O grupo mobiliza setores da saúde, educação e meio ambiente para incentivar comunidades a promoverem ações para a promoção do cuidado adequado da asma.

Junto à cidade de Guarulhos (SP), Joinville se torna modelo dessa estratégia a outros municípios brasileiros para garantir maior acesso ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento destes pacientes.

O projeto foi desenvolvido para apoiar municípios na construção de políticas públicas eficazes para o cuidado da pessoa com asma. Entre as ações previstas no município está a capacitação de profissionais da saúde, a criação do Comitê Cuidado da Pessoa com Asma, além da orientação e padronização do atendimento a pacientes com asma em diferentes níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mutirão visa ampliar atendimento aos pacientes com asma

No último sábado (7/6), a Policlínica do Boa Vista promoveu o primeiro mutirão sistematizado de atendimento à pessoa com asma em Joinville. A agenda contemplou 36 pacientes de primeira consulta, encaminhados via Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), para atendimento na área de pneumologia, com suspeita diagnóstica de asma.

Após a primeira avaliação, os pacientes com necessidade de exames específicos para o diagnóstico terão o agendamento realizado dentro de 30 dias. Com a agilidade no retorno, será possível determinar o tratamento adequado de forma mais rápida, e os pacientes serão redirecionados para acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) ou acompanhamento especializado, se necessário.

“A iniciativa surgiu da coordenação da nossa unidade para ampliarmos a capacidade de atendimentos continuados dos pacientes com asma. O objetivo é que este processo entre para o nosso calendário, melhore a qualidade e agilidade do nosso atendimento, e como consequência, a qualidade de vida do paciente como um todo”, detalha o médico pneumologista Carlos Nogueira, que participou do mutirão e também integra o Comitê Cuidado da Pessoa com Asma.

Para se tornar uma Cidade Amiga da Pessoa com Asma, os municípios participantes precisam seguir critérios e etapas como a formação de profissionais e gestores em boas práticas, criar protocolos clínicos e linhas de cuidado, promover a integração das redes de atenção à saúde e realizar o monitoramento e avaliação periódica dos resultados obtidos.

Após serem aceitos, os municípios podem receber selos que atestam o grau de comprometimento com o programa, classificados em bronze, prata, ouro e diamante.

Em Joinville, o atendimento a pacientes com asma inicia-se na Atenção Primária, com a primeira consulta na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) mais próxima. Caso necessário, a unidade fará o encaminhamento para consulta especializada na Policlínica Boa Vista.


Nova etapa das obras de modernização da ETA Cubatão será realizada neste domingo Anterior

Nova etapa das obras de modernização da ETA Cubatão será realizada neste domingo

Prefeitura de Joinville investe R$ 226 milhões na construção de 15 novos Centos de Educação Infantil Próximo

Prefeitura de Joinville investe R$ 226 milhões na construção de 15 novos Centos de Educação Infantil

Deixe seu comentário