logo RCN

Câmara aprova a Política Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio

  • Foto: Arquivo CVJ - Vereador Lucas Souza

O programa visa capacitar profissionais da saúde para identificar sintomas de depressão e comportamento suicida, conforme projeto do vereador Lucas Souza

Uma pessoa tenta suicídio a cada 3 segundos e uma morre a cada 40 segundos, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria. Por isso, é crucial combater o estigma e o tabu, com políticas públicas e capacitação de profissionais de saúde, pois a informação e o apoio precoce podem prevenir até 90% das mortes.

Foi com esse objetivo que a Câmara aprovou nesta quarta-feira (11) o projeto de Lucas Souza (Republicanos) que cria a Política Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio em Joinville, utilizando recursos já existentes para alertar a população e qualificar profissionais.

O programa visa capacitar profissionais da saúde para identificar sintomas de depressão e comportamento suicida. Os casos identificados serão encaminhados para tratamento especializado e monitorados por um ano.

A iniciativa também busca envolver as famílias para criar uma rede de apoio e utilizar canais de atendimento existentes para oferecer suporte.

​Além disso, serão realizadas campanhas de conscientização e os casos de tentativa de suicídio notificados serão imediatamente integrados ao programa, incluindo seus familiares.

“O suicídio é um ato deliberado com intenção de morte, e o principal fator de risco é a depressão, uma doença mental grave que vai além da tristeza. Fatores como histórico de maus-tratos, disfunção familiar e desemprego podem acelerar a ideação suicida”, disse o vereador na justificativa do Projeto de Lei Ordinária 76/2025.

O PL também institui a Semana de Conscientização para Prevenção da Depressão e do Suicídio, a ser celebrada anualmente na semana que compreender o dia 10 de setembro, data que marca o Dia Mundial da Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio.


Empreiteira atrasa obras em CEIs por falta de mão de obra, diz Prefeitura Anterior

Empreiteira atrasa obras em CEIs por falta de mão de obra, diz Prefeitura

Urbanismo conclui fiscalização dos terminais e buscará melhorias para transporte Próximo

Urbanismo conclui fiscalização dos terminais e buscará melhorias para transporte

Deixe seu comentário