CINE CAFÉ

CINE CAFÉ

Star Wars e seu enorme sucesso - Victória Destefani

Victória Destefani Silveira de Souza - Apaixonada por cinema é Técnica em Turismo

Há muito tempo atrás em uma galáxia muito distante, um homem chamado George Lucas decide criar uma produção cinematográfica denominada Star Wars. O ano de 1977 foi realmente definitivo para a história da cultura popular, por ser o ano de lançamento do primeiro blockbuster do cinema. Depois de 44 anos, a saga Star Wars ainda é lembrada por fãs e a cada ano conquista mais espectadores, tanto que o dia 4 de maio é conhecido mundialmente como o Dia do Star Wars. Mas o que levou a série a envolver tantos fãs?

A saga de George Lucas é uma verdadeira mistura de vários filmes. Star Wars não é só um filme de fantasia, é também a junção de samurais, ficção científica, guerra, ação, romance, aventura e um pouco de comédia. Essa mescla de diversos gêneros cinematográficos cria no espectador uma identificação não só com o ambiente em que as coisas ocorrem como também com o clima da história, por possuírem elementos de produções anteriores.

Quando se trata de um enredo dentro do cinema, é necessário que seja fácil e simples de entender por quem assiste à produção. Esse motivo leva o espectador a desligar a televisão aos 5 minutos ou assistir ao filme todo. Em Star Wars, a história tem fácil entendimento, o que gera uma maior compreensão por parte do receptor, que pode acompanhar o enredo de forma mais leve. Além disso, a jornada do herói é grande aliada para essa receita de roteiro ser um sucesso. O interlocutor consegue criar uma identificação com o personagem que precisa lutar e salvar o mundo, fórmula reproduzida em outros filmes.

Os personagens da saga são muito bem construídos, gerando sensações a quem assiste à produção. É possível compreender quais motivos levaram cada pessoa a tomar aquela atitude e a história de cada um deles. Todos os personagens têm um motivo para estarem no enredo, o que faz com que cada ação seja calculada minimamente ou articulada para alcançar objetivos pessoais. Essa construção gradativa de personalidade consegue criar um efeito de identificação para quem assiste à película.

George Lucas, idealizador da saga, afirma que os filmes são como uma novela. Ou seja, possuem um conflito entre famílias e uma história simples. E na verdade, eles tratam exatamente desses conflitos familiares.


Os três primeiros nada mais são do que a história de um pai e seus dois filhos. O pai está perdido nas trevas e os filhos precisam tentar trazer ele novamente ao lado bom. Nos novos filmes, o contexto se repete. Um é parente do outro, e possuem conflitos sobre o lado negro no meio. Essa história de família é justamente o que causa uma identificação, pois todos nós temos conflitos familiares.

Todos esses motivos fizeram a saga Star Wars tornar-se tão famosa no mundo inteiro. Não é à toa que após o lançamento do primeiro filme, George Lucas criou mais três para a sequência. Depois de 16 anos da produção do primeiro filme, em 1999, uma nova trilogia chamada de prequela teve início. Foram seis filmes de sucesso mundial, estourando a cultura de massa. Em 2008, foi lançado o filme de animação Star Wars: The Clone Wars, um spin-off piloto para série de animação de mesmo título. Em 2012, a The Walt Disney Company comprou a Lucasfilm por 4,05 bilhões de dólares e anunciou uma nova trilogia, chamada de sequela, uma sequência que continuou a saga da família Skywalker após Retorno de Jedi. Recentemente, em 2019, a Disney lançou a série Mandalorian, dando sequência à história.

Dia 4 de maio é conhecido como Dia Mundial do Star Wars, e para comemorar uma ótima ideia para fãs ou para quem quer conhecer esse universo é fazer uma maratona com todos os filmes. Agora pegue sua pipoca, arrume seu sofá e assista a sequência de sua preferência.

Ordem cronológica: I, II, III, IV, V, VI

Ordem de lançamento: IV, V, VI, I, II, III

Ordem aleatória: IV, V, VI, V, II, III

Ordem machete: IV, V, VI, II, III





Jornal do Iririú

Fones: (47) 3025-4832 - 99110-4832 (WhatsApp)

E-mail imprensa@jornalbairros.com.br






Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina